Objetivos do Curso
A Licenciatura em Educação Básica tem essencialmente vocação preparatória para os mestrados profissionalizantes que conferem habilitação para a docência no Pré-escolar e Ensino dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico (Ciências Naturais, História e Geografia de Portugal, Matemática e Português), com base o Decreto-lei nº 43/2007, de 22 de Fevereiro. Visa-se promover uma formação de profissionais com competências de resolução de problemas, de trabalho em equipa, desenvolvendo-lhes comportamento ético. Pretende-se preparar cidadãos intelectualmente exigentes, informados, responsáveis e etivamente envolvidos no desenvolvimento cultural, educacional e social da comunidade.
Com esta licenciatura, o/a estudante sairá com competências que lhe permitirão, por exemplo,
participar em projetos educativos em contextos formais ou não formais e desempenhar funções de
apoio, de acompanhamento e integração socioeducativa em diversos contextos educativos como
creches, jardins-de-infância e escolas.
Condições de Acesso e Ingresso
PROVAS DE INGRESSO:
[17 – Mat. Apl. Ciências Soc. e 18 – Português] ou [19 – Matemática A e 18 – Português] ou [16 – Matemática e 18 – Português]
CLASSIFICAÇÕES MÍNIMAS:
Nota de candidatura: 95 pontos Prova(s) de Ingresso: 95 pontos
FÓRMULA DE CÁLCULO:
Média do ensino secundário: 65% Prova(s)de ingresso: 35%
Pré-requisitos de seriação: Não aplicável
PREFERÊNCIA REGIONAL:
Área de influência: Aveiro, Coimbra
Percentagem das Vagas: 50%
PREFERÊNCIA HABILITACIONAL:
Cursos com acesso preferencial: 602 – Cursos Técnico-Profissionais (Todos os Cursos) 842 – Agrupamento 4 / Animação Social G80 – Cursos profissionais das escolas profissionais anteriores ao DL nº 74/2004
Percentagem de Vagas: 30%
Saídas Profissionais e Empregabilidade
– Ingressar em cursos de 2.º Ciclo (mestrado) que habilitam para o exercício profissional docente ao nível da Educação Pré-Escolar e dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico;
– Desempenhar funções de técnico de educação em diversos contextos educativos como creches, jardins de infância e escolas;
– Participar em projetos educativos em situações formais e não-formais;
– Acompanhar atividades educativas (e.g., estudo acompanhado);
– Prestar apoio a bibliotecas;
– Participar em projetos de inovação pedagógica e de investigação;
– Elaborar e avaliar recursos didáticos;
– Elaborar recursos de divulgação e formação cultural;
– Promover atividades de salvaguarda do ambiente, património, saúde, identidade cultural e linguística;
– Prestar apoio a imigrantes na sua inserção, tendo em conta, nomeadamente, a aprendizagem da língua e da cultura.
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Os/as alunos/as de Educação Básica deverão desenvolver conhecimentos nos domínios científicos de língua portuguesa, matemática e expressões. Para além disso, desenvolverão aptidões nas áreas
científicas das ciências sociais, ciências da natureza e ciências da educação. São ainda objetivos preparar os/as estudantes para as realidades de ensino do pré-escolar ao 2º ciclo do ensino básico.
Estes objetivos operacionalizam-se através de unidades curriculares teórico-práticas, com componentes prática e laboratorial e de estágio, destes domínios científicos, com o peso, em ECTS, correspondente à representatividade dessas áreas científicas, de acordo com o Decreto-lei 79/2014 de 14 de maio.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O Diploma de Licenciatura em Educação Básica dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 2.º ciclo.
Coordenador(es) do Curso
Tronco Comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Expressão Dramática | 20009007 | 6 | 1º S |
Expressão Plástica | 20008989 | 6 | 1º S |
Matemática I | 20012962 | 6 | 1º S |
Observação e Intervenção Educativa I | 20035900 | 2 | 1º S |
Português I | 20012476 | 6 | 1º S |
Sociedade e Cultura | 20002233 | 4 | 1º S |
Educação Física | 20009093 | 6 | 2º S |
Literatura I | 20012594 | 6 | 2º S |
Matemática II | 20012973 | 6 | 2º S |
Observação e Intervenção Educativa II | 20036655 | 2 | 2º S |
Psicologia do Desenvolvimento | 20027702 | 2 | 2º S |
Saúde, Ambiente e Consumo | 20005250 | 6 | 2º S |
Tecnologias da Informação e Comunicação | 20006744 | 2 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Expressão Musical | 20009018 | 6 | 1º S |
Fundamentos do Pensamento Educativo | 20027699 | 2 | 1º S |
História e Geografia I | 20002244 | 6 | 1º S |
Matemática III | 20012984 | 6 | 1º S |
Observação e Intervenção Educativa III | 20036886 | 2 | 1º S |
Português II | 20012517 | 6 | 1º S |
Psicologia da Educação | 20027713 | 2 | 1º S |
Desenvolvimento Curricular | 20027759 | 2 | 2º S |
História e Geografia II | 20002256 | 6 | 2º S |
Literatura para a Infância | 20012122 | 7 | 2º S |
Matemática IV | 20013002 | 7 | 2º S |
Necessidades Educativas Especiais | 20027787 | 2 | 2º S |
Observação e Intervenção Educativa IV | 21002123 | 4 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Comunicação e Expressão Oral | 20012583 | 2 | 2º S |
Representações na Matemática Elementar | 20013013 | 2 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Ciências da Natureza | 20005327 | 6 | 1º S |
Didática da História e Geografia de Portugal | 20002289 | 4 | 1º S |
Didática de Expressões | 20009139 | 4 | 1º S |
Didática do Português | 20028261 | 4 | 1º S |
Educação Intercultural | 20027730 | 2 | 1º S |
Matemática V | 20012938 | 6 | 1º S |
Didática da Matemática | 20012792 | 4 | 2º S |
Didática das Ciências da Natureza | 20005338 | 4 | 2º S |
Literatura II | 20012607 | 6 | 2º S |
Observação e Intervenção Educativa V | 21002134 | 5 | 2º S |
Oficina de Expressões | 20009128 | 7 | 2º S |
Tecnologia Educativa | 20027814 | 2 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Ambiente e Educação | 20005426 | 4 | 1º S |
Bioética | 20005305 | 4 | 1º S |
Resiliência e Saúde | 20005283 | 4 | 1º S |
Sexualidade, Saúde e Educação | 20005415 | 4 | 1º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Formação Pessoal e Social | 20027831 | 2 | 2º S |
Intervenção Educativa Precoce | 20027842 | 2 | 2º S |