Objetivos do Curso
Os objetivos gerais do curso tomam como referência o perfil de desempenho profissional definido pelo DL nº 241/2001 de 30 agosto, conjugado com o DL 79/2014 de 14 de maio e demais legislação relativa a graus e diplomas do ensino superior. Assim, o curso organiza-se como um curso de habilitação para a docência no domínio da educação pré-escolar, visando, fundamentalmente, a formação de educadores/as capazes de desenvolver práticas intencionais e de qualidade. É ainda finalidade do curso habilitar os/as futuros/as educadores/as de infância para a intervenção em estruturas de atendimento à 1ª infância, em especial na Creche.
O Mestrado em EPE engloba 4 componentes de formação: A componente de formação educacional geral (FEG), com 12 ECTS, concretiza-se através de UC que visam genericamente o aprofundamento de conhecimentos, capacidades e atitudes relevantes para o desempenho profissional nos contextos de Educação de Infância (incluindo a Creche). A componente de formação na área de docência (FAD), com 9 ECTS, engloba 3 UC que visam o reforço da formação científica em domínios das áreas de conteúdo previstas para a educação pré-escolar. A componente de didáticas específicas (DE), com 27 ECTS, procura abranger conhecimentos didáticos, capacidades e atitudes relativas ao domínio em que se pretende a habilitação para a docência (EPE). Finalmente, a componente relativa à prática de ensino supervisionada (PES), com 42 ECTS, concretizada através de UC que integram um estágio em Jardim de Infância e um estágio em Creche, visa o aprofundamento de competências efetivas de intervenção educativa, através da mobilização dos conhecimentos científicos e dos saberes pedagógicos (desenvolvidos no 1º ciclo de formação e aprofundados nas outras componentes de formação deste CE), considerados essenciais à condução de processos educativos fundamentados e intencionais. Visa ainda de forma explícita o desenvolvimento de competências de investigação educacional, que se pretende que sejam integradas pelo/a futuro/a educador/a como uma dimensão inerente à sua identidade e desempenho profissionais.
Condições de Acesso e Ingresso
Podem ser admitidos/as no mestrado os/as candidatos/as titulares de licenciatura em Educação Básica, nos termos do ponto 2 do artigo 18º do DL 79/2014, de 14 de maio. Os/as candidatos/as deverão ter obtido aprovação nas provas destinadas à verificação do domínio oral e escrito da língua portuguesa e do domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, de acordo com os números 1 e 2 do artigo 17º do mesmo DL. O acesso faz-se conforme o disposto no Regulamento Académico do 2.º Ciclo de Estudos do IPC.
Saídas Profissionais e Empregabilidade
Estatuto profissional: Educadores de infância
Saídas Profissionais: Jardins de infância, creches, outros contextos destinados à infância.
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Tendo em linha de conta os objetivos gerais deste curso, pretende-se que o grau de mestre em EPE e a correspondente habilitação profissional para a docência neste nível do sistema educativo, seja conferido aos que demonstrem: Competências e conhecimentos no domínio genérico da educação de infância, que sustentem o desenvolvimento de práticas pedagógicas de qualidade e a adoção de uma atitude investigativa e de análise crítica da realidade; Conhecimentos científicos e didáticos nas áreas de conteúdo da educação pré-escolar, e a capacidade para promover a sua articulação interdisciplinar; Competências e aptidões favoráveis à adoção de práticas integradas, sustentadas numa pedagogia apropriada à idade das crianças; Aptidão para identificar o impacto dos diversos âmbitos educativos e dos contextos comunitários em que estes se inserem, e competências para o trabalho colaborativo e em rede; Competências e atitudes de aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente em processos auto-orientados.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O Diploma de Mestrado em Educação Pré-escolar dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.
Coordenador(es) do Curso
Tronco comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Prática Educativa I | 21001837 | 24 | Anual |
Prática Educativa I | 20036054 | 24 | Anual |
Estudo do Meio | 20002549 | 3 | 1º S |
Matemática | 20012863 | 3 | 1º S |
Português | 20012618 | 3 | 1º S |
Projeto de Arte e Expressões | 20009238 | 9 | 1º S |
Metodologia de Investigação em Educação | 20000625 | 3 | 2º S |
Seminário Interdisciplinar | 21001863 | 12 | 2º S |
Seminário Interdisciplinar | 20035995 | 12 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Comunicação e Animação de Grupos | 20028437 | 3 | 2º S |
Deontologia Profissional | 20028373 | 3 | 2º S |
Educação Especial | 20028723 | 3 | 2º S |
Problemas de Comportamento | 20028474 | 3 | 2º S |
Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação | 20028701 | 3 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Organização e Gestão Educacional | 20028338 | 3 | 1º S |
Pedagogia da Creche | 20028491 | 3 | 1º S |
Prática Educativa II | 20036071 | 12 | 1º S |
Seminário Interdisciplinar II | 20036106 | 12 | 1º S |