Objetivos do Curso
Os objetivos gerais do CE tomam como referência o perfil de desempenho profissional definido pelo DL nº 241/2001 de 30 agosto, conjugado com o DL 79/2014 de 14 de maio e demais legislação relativa a graus e diplomas do ensino superior. Assim, o CE organiza-se como um curso de habilitação para a docência no domínio 1º e 2º CEB, visando, fundamentalmente, a formação de professores/as capazes de desenvolver práticas intencionais e de qualidade.
Condições de Acesso e Ingresso
Podem ser admitidos/as no mestrado os/as candidatos/as titulares de licenciatura em Educação Básica, nos termos do ponto 2 do artigo 18º do DL 79/2014, de 14 de maio. Os/as candidatos/as deverão ter obtido aprovação nas provas destinadas à verificação do domínio oral e escrito da língua portuguesa e do domínio das regras essenciais da argumentação lógica e crítica, de acordo com os números 1 e 2 do artigo 17º do mesmo DL. O acesso faz-se também conforme o disposto no Regulamento Académico do 2.º Ciclo de Estudos do IPC.
Saídas Profissionais e Empregabilidade
Confere habilitação profissional para a docência nos grupos de recrutamento 110 e 230, de acordo com o Dec. Lei. nº 79/2014 de 14 de maio (mestrados profissionalizantes).
Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aquiLíngua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
Tendo em linha de conta os objetivos gerais do CE pretende-se que o grau de mestre em ensino do 1º/2º CEB (CN/M) e a correspondente habilitação profissional para a docência neste nível do sistema educativo, seja conferido aos que demonstrem:
– Competências e conhecimentos no domínio genérico do 1º/2ºCEB, que sustentem o desenvolvimento de práticas pedagógicas de qualidade e a adoção de uma atitude investigativa e de análise crítica da realidade;
– Conhecimentos científicos e didáticos nas áreas de conteúdo do 1º /2ºCEB (CN/M), e a capacidade para promover a
sua articulação interdisciplinar;
– Competências e aptidões favoráveis à adoção de práticas integradas, sustentadas numa pedagogia apropriada à
idade das crianças;
– Aptidão para identificar o impacto dos diversos âmbitos educativos e dos contextos comunitários em que estes se
inserem, e competências para o trabalho colaborativo e em rede;
– Competências e atitudes de aprendizagem ao longo da vida, nomeadamente em processos auto-orientados.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
O Diploma de Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.
Coordenador(es) do Curso
Tronco comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Prática Educativa I | 21001848 | 24 | Anual |
Prática Educativa I | 20036054 | 24 | Anual |
Estudo do Meio | 20002551 | 6 | 1º S |
Matemática I | 21001874 | 3 | 1º S |
Matemática I | 20012719 | 3 | 1º S |
Português | 20012618 | 3 | 1º S |
Projeto de Arte e Expressões | 20009227 | 6 | 1º S |
Didática da Matemática I | 20012905 | 3 | 2º S |
Didática do Estudo do Meio | 20002458 | 3 | 2º S |
Didática do Português | 20028283 | 3 | 2º S |
Seminário Interdisciplinar | 20036007 | 9 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Prática Educativa II | 21001852 | 24 | Anual |
Prática Educativa II | 20036082 | 24 | Anual |
Ciências Experimentais | 20005362 | 6 | 1º S |
Matemática II | 20012753 | 9 | 1º S |
Metodologia de Investigação em Educação | 20000625 | 3 | 1º S |
Didática da Matemática II | 20012927 | 6 | 2º S |
Didática das Ciências Experimentais | 20005409 | 6 | 2º S |
Organização e Gestão Educacional | 20028338 | 3 | 2º S |
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Comunicação e Animação de Grupos | 20028437 | 3 | 2º S |
Deontologia Profissional | 20028373 | 3 | 2º S |
Educação Especial | 20028723 | 3 | 2º S |
Problemas de Comportamento | 20028474 | 3 | 2º S |
Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação | 20028701 | 3 | 2º S |