Comissão para a Igualdade de Género e Não Discriminação apresenta relatório e promove debate
A Comissão para a Igualdade de Género e Não Discriminação (CIGND) do IPC promoveu o I Encontro “Igualdade de Género e não Discriminação: realidade e desafios” no dia 6 de novembro, no Auditório do Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra (ISEC-IPC).
Este evento, dirigido à comunidade do IPC, pretendeu dar voz e envolver docentes, não docentes e estudantes na concretização do Plano para a Igualdade de Género e Não Discriminação da instituição.
Na sessão de abertura, a cargo de Mário Velindro, presidente do ISEC, Ana Ferreira, vice-presidente do IPC, contextualizou-se a temática em discussão com dados relativos à situação no país e na Europa e mostrou-se o muito que ainda há a fazer nesta matéria.
Seguiu-se a apresentação do Relatório da CIGND por Filomena Teixeira, coordenadora da CGNID do IPC, com dados remetidos pelas Unidades Orgânicas de Ensino e Serviços do IPC, a respeito das ações previstas no Plano de Igualdade de Género e Não Discriminação (PIGND) para o ano de 2023.
Posteriormente teve lugar uma sessão plenária com a oradora Cristina Vieira, docente da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, sob o tema “Promoção da Igualdade de Género e Ensino Superior: desafios em aberto”, moderada por Ana Ferreira.
Realizou-se ainda uma oficina de trabalho sobre diversas temáticas com a participação de docentes, funcionários não docentes e estudantes do IPC, encerrando a sessão com uma atuação da Tuna do ISEC.
08.11.2024