Mostra cultural DENSO celebra a arte na Região de Coimbra
A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e o Politécnico de Coimbra (IPC) inauguraram a “DENSO – III Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra”, no passado dia 5 de março, no Centro Cultural Penedo da Saudade (CCPS).
A sessão de inauguração contou com as intervenções de Jorge Conde, presidente do IPC, Helena Teodósio, vice-presidente da CIM Região de Coimbra (CIM-RC), Érica Castanheira, e Cristina Faria, diretora do CCPS.
A “DENSO – III Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra” é uma exposição coorganizada pelo pela CIM Região de Coimbra e pelo IPC, que conta com obras de artistas de 17 municípios entre os dias 5 de março e 6 de abril de 2025. A mostra apresenta um conjunto diversificado de obras de arte, incluindo pinturas, esculturas, objetos e fotografias de autor, sob a curadoria de Bartolomeu Paiva, Cristina Faria e Nuno Chuva Vasco.
Para além da exposição principal, a “DENSO – III Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra” oferece uma programação cultural paralela (programa em anexo), com atividades cuidadosamente selecionadas por 17 municípios participantes. O objetivo desta programação é dar a conhecer a diversidade e vitalidade da produção artística da região.
Emílio Torrão. Presidente da CIM-RC, destaca a importância da mostra para a promoção da cultura e do património da região: “A mostra DENSO é um evento de grande relevância para a Região de Coimbra, pois promove a cultura local, valoriza o património, estimula a criação artística, dinamiza a vida cultural, fortalece a identidade regional e promove a coesão territorial. Sabemos que ao apostar em iniciativas como a DENSO, que já vai na sua III edição, estamos a incentivar a criação artística na Região de Coimbra e, consequentemente, a investir no futuro da nossa identidade cultural, a fortalecer a identidade da comunidade e a projetar o nosso património para as próximas gerações.”
Por sua vez, Jorge Conde salienta também a relevância da iniciativa, ao dar oportunidade a artistas locais de apresentarem os seus trabalhos numa montra que a cidade e região se habituaram já a visitar. “A DENSO é a matriz do Politécnico de Coimbra que se vem afirmando como a instituição de ensino da região, trabalhando e produzindo com os agentes locais, nomeadamente as autarquias. É isso que aqui acontece, neste caso num domínio tantas vezes ignorado como são as artes. Estou certo que, com a DENSO, contribuímos para um território culturalmente mais relevante”, afirma.
A “DENSO – II Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra” é uma oportunidade única para apreciar o talento e a criatividade dos artistas do território, bem como para descobrir a riqueza do património cultural da Região de Coimbra.
Conheça o programa complementar aqui: flyer digital denso
07.03.2025