Agricultura e Zootecnia Gerais I

Conhecimentos de Base Recomendados

Os legalmente requeridos para a frequência do curso.

Métodos de Ensino

A fim de poder conferir as competências propostas, o processo de ensino/aprendizagem baseia-se em:

1. Aulas de introdução teórica e teórico-prática para os conteúdos relacionados com a importância da produção agrícola e animal, com a realidade agrícola nacional e internacional e com os diferentes tipos de espécies e de raças exploradas;

2. Visionamento de vídeos e diaporamas, consulta e pesquisa de elementos técnicos sobre as espécies vegetais e as raças, atualmente mais utilizadas em agropecuária;

3. Aulas de introdução teórica, seguidas de aulas de campo referentes às técnicas culturais e de aulas laboratoriais nas matérias relativas à caraterização nutritiva dos alimentos e sua utilização pelo animal;

4. Pesquisa bibliográfica e elaboração de um trabalho sobre um tema agronómico relevante.

Resultados de Aprendizagem

1. Avaliar a importância do sector agrícola nacional, no contexto europeu e mundial;

2. Conhecer a interligação entre a agricultura e o ambiente envolvente;

3. Estabelecer as rotações e os afolhamentos;

4. Avaliar a qualidade das sementes e propágulos e os métodos de sementeira/ou plantação;

5.Conhecer a importância da zootecnia a nível nacional, europeu e mundial e principais indicadores usados em zootecnia?;

6.Conhecer diferentes espécies pecuárias, solares de origem e aptidões funcionais das principais raças;

7.Compreender as inter-relações estruturais e funcionais das plantas e dos animais;

8.Identificar animais com diferentes particularidades digestivas e metabólicas e suas necessidades nutritivas.

Programa

Para efeitos de avaliação, os conteúdos programáticos estão organizados por módulos:

Módulo 1: Fundamentos da Produção Agrícola (Peso 50%):

Importância da Agricultura no Mundo e para a humanidade. Biodiversidade e espécies vegetais. A Agricultura em Portugal e no Mundo. Enquadramento da produção agrícola nacional na agricultura europeia e mundial. Índices caracterizadores usados em agricultura: Posicionamento nacional.

Conceitos e definições de agricultura. Principais tipos de agricultura praticados: caracterização sumária; sistemas convencionais/tradicionais versus sistemas modernos de agricultura.

Classificação das culturas (Plantas Cultivadas): Botânica; Agronómica; Segundo o ciclo de vida; Segundo o fotoperiodismo; Segundo a temperatura; Segundo o solo e o regime hídrico; Segundo o tipo fotossintético; Fitotécnica. Diferenças entre as principais fitotecnias. Aplicação prática das diferentes classificações das plantas no campo.

Semente e sementeira. Classificação das sementes. Valor agrícola das sementes. Técnicas de sementeira. Época de sementeira. Legislação sobre sementes. Densidade de sementeira e povoamento. Quantidade de semente. Processos de sementeira. Plantação e transplantação. Análise de sementes. Armazenamento de sementes (princípios gerais). Resolução de problemas.

O Clima: Visão Agronómica. Caracterização climática. Elementos de clima e sua utilização em agricultura. Proteções contra excessos climáticos. Classificação climática. Padrões climáticos do continente e sua implicação na agricultura.

O solo e a agricultura: formação do solo, perfis, constituintes, propriedades e parâmetros importantes, caracterização, avaliação, correção e trabalho do solo.

Corretivos húmicos. Definição e constituição do húmus. Importância da matéria orgânica no solo (funções físicas, químicas e biológicas). Rendimento da matéria orgânica em húmus. Produtos de interesse como corretivos húmicos.

Adubos e Adubações. Classificação dos adubos químicos. Vantagens e inconvenientes dos adubos compostos. Características dos principais adubos. Determinação da adubação e escolha dos adubos. Taxas de utilização. Técnicas de aplicação dos adubos. Resolução de problemas.

Sucessões, consociações, afolhamentos e rotações. Fatores de escolha do afolhamento. Nomenclatura. Justificação para as rotações. Rotação de Norfolk. Exemplos de rotações para Portugal. Vantagens e inconvenientes da utilização das consociações. Exemplos de consociações para Portugal.

Visitas guiadas ao campo para contacto com as culturas, as infestantes, as máquinas e os equipamentos agrícolas. Apreciação crítica das principais técnicas culturais usadas em agricultura.

 

Módulo 2: Zootecnia e nutrição animal (Peso 50%):

Conceito de zootecnia e sua valorização em termos económicos e sociais.

Principais zonas de produção das diferentes espécies e aptidões animais.

Indicadores técnico-económicos mais utilizados em zootecnia.

Solar de origem e principais caraterísticas de raças autóctones e exóticas com mais importância.

Composição e sistemas de análise quimico-bromatológica dos alimentos.

Classificação, estrutura, funções e importância dos hidratos de carbono, lípidos, compostos azotados proteicos e não proteicos, vitaminas e minerais em nutrição e alimentação animal.

Anatomia, fisiologia e microbiologia do sistema digestivo de diferentes espécies animais e principais produtos resultantes da digestão.

Digestibilidade: fatores que a afetam dependentes do animal e do alimento.

Metabolismo dos hidratos de carbono, lípidos e proteínas.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - Módulo 1 (Peso 50%): prova escrita (100%) - 50.0%
  • - Módulo 2 (Peso 50%): 1) prova escrita (80%); 2) prova escrita (20%) - 50.0%
Avaliação Contínua
  • - Módulo 2 (Peso 50%): 1) teste escrito (30%); 2) teste de resposta curta (20%); 3) teste escrito (50%) - 50.0%
  • - Módulo 1 (Peso 50%): 1) teste escrito (80%); 2) trabalho escrito (20%) - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Abreu, J. P. M. Agrometeorologia. Aplicação da meteorologia para maximizar a produção agrícola. Ed. agrobook. 2018.

Caldas, E. A agricultura portuguesa através dos tempos. Lisboa: INIC. 1991.

Diehl, R. Agricultura geral. Lisboa: Clássica Editora, Colecção Técnica Agrária. 1984.

Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). Raças Autóctones Portuguesas. 2013. ISBN: 978-972-99044-4-8.

Drogoul, C.; Gadoud, R.; Joseph, M. M.; Jussiau, R.; Lisberney, M. J.; Mangeol, B.; Monteméas, L.; Tarrit, A. Nutrition et alimentation des animaux d’elevage, volume I e II. Dijon: Educagri éditions. 2004.

Éliard, J. L. Manual geral de agricultura. Mem Martins: Publicações Europa-América, Colecção Euroagro. 1979.

FAO – The State of Food and Agriculture 2019. Moving forward on food loss and waste reduction. Rome: Food and Agriculture Organization of the United Nations. 2019.

FAO – The State of Food and Agriculture 2021. Making Agrifood Systems more Resilient to Shocks and Stresses. Rome: Food and Agriculture Organization of the United Nations.

Institut National de la Recherche Agronomique (INRA). Alimentation des Bovins, Ovins et Caprins. Paris: INRA éditions. 1988.

McDonald, P.; Edwads, R. A.; Greehalgh, J. F. D.; Morgan, C. A., Sinclair, L.A & Wilkinson, R.G. Animal Nutrition, 7ª Ed. Edimburgh: Prentice Hall. 2011.

Soltner, D. Les bases de la production végétale. Angers: Collection Sciences et Techniques Agricoles; Tome I, II et III. 1995.

Terrón, P. Fitotecnia: ingeniería de la producción vegetal. Madrid: Ed. Mundi-Prensa. 2002.

Villalobos, F.; Mateos, L.; Orgaz, F.; Ferreres, E. Fitotecnia: bases y tecnologías de la producción agrícola . Madrid: Ed. Mundi-Prensa. 2002.