Álgebra Linear e Geometria Analítica

Conteúdos abordados na disciplina de Matemática no ensino básico e secundário.

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação, Diálogo e Interrogação;

2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;

3) Metodologias Activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: resolução de problemas; tecnologia.

Tratando-se de uma unidade curricular instrumental pretende-se desenvolver nos alunos um conjunto de competências de interpretação, de cálculo e relacionais associadas a conteúdos matemáticos relevantes para aquisição de conhecimentos e competências noutras unidades curriculares.

Em particular pretende-se que os alunos:

1. operem com matrizes e calculem determinantes por forma a discutir e resolver sistemas de equações lineares recorrendo à representação matricial e selecionando métodos adequados; relacionem os conceitos introduzidos deduzindo propriedades;

2. identifiquem e descrevam objetos geométricos no plano e no espaço; relacionem conceitos e características dos objetos geométricos de modo a caracterizar outros objetos, a relacionar objetos e a calcular distâncias no plano e no espaço;

3. compreendam o conceito de espaço vetorial, reconheçam tal estrutura nos exemplos mais comuns, formulem os conceitos associados e os relacionem com outros conteúdos;

4. identifiquem e caracterizem uma transformação linear.

I – Matrizes e Sistemas de Equações Lineares;

II – Determinantes e Sistemas de Equações Lineares;

III – Vectores em IRn;

IV – Espaços Vectoriais;

V – Transformações Lineares.

Avaliação Periódica
  • - Provas Escritas Individuais - 100.0%
Avalição por exames
  • - Provas Escritas Individuais - 100.0%

Apontamentos da docente

Anton, H., Rorres, C., & Kaul, A. (2020). Elementary linear algebra, Applications version (12th Edition). Ed.,Wiley.

Banchoff, T. & Werner, J. (1992). Linear algebra through geometry (2ª Ed.). Springer-Verlag.

Cabral, I., Perdigão, C., & Saiago, C. (2012). Álgebra linear (3ª Ed.). Escolar Editora.

Dias Agudo, F. R. (1996). Introdução à álgebra linear e geometria analítica. Escolar Editora.

Giraldes, E., Fernandes, V. H. & Smith, M. P. M. (1997). Curso de álgebra linear e geometria analítica. McGraw-Hill.

Magalhães, L.T. (1998). Álgebra linear como introdução à matemática aplicada. Texto Editora.

Steven, J. L. & de Pillis, L. (2020). Linear algebra with applications (10th Ed.). Pearson.

Strang, G. (2023). Introduction to Linear Algebra (6th ed). Wellesley-Cambridge Press. ISBN : 978-17331466-7-8

Khan Academy. https://www.khanacademy.org/math.