Conhecimentos de Base Recomendados
Anatomia, Fisiologia, Biologia Celular, Imunologia
Métodos de Ensino
Desenvolvimento teórico dos conteúdos programáticos previstos utilizando um método expositivo e a resolução
de problemas.
Aulas teórico-práticas em laboratório com microscopia de luz para observação de lâminas histológicas e de
histoquímica, adequadas à interpretação das doenças e resolução de problemas práticos.
Resultados de Aprendizagem
O aluno deve adquirir conhecimento científico e prático abrangente às atividades laboratoriais a desenvolver em
Anatomia Patológica:
– Enquadramento das doenças em Anatomia Patológica e metodologias de estudo;
– Contacto com os laboratórios de Anatomia Patológica
– Reconhecer as doenças nos produtos e peças cirúrgicas
– Interpretação morfológica e recolha de fragmentos para diagnóstico;
O aluno deve adquirir aptidões para usar a linguagem científica e técnica para interpretar a morfologia e as
doenças, em Anatomia Patológica.
O aluno deve adquirir competências na identificação dos produtos recebidos nos laboratórios de Anatomia
Patológica, assim como identificar e aplicar de forma específica os procedimentos adequados ao diagnóstico e
preservação das amostras.
Programa
Estrutura sistémica do organismo humano
– Sistemas de equilíbrio
– Sistemas homeostáticos
Diferenciação, forma, função e mutabilidade
Adaptação e evolução
Saúde e Doença. Biopatologia
– Doença: etiologia e mecanismos de ação
– Adaptação celular – hiperplasia, hipertrofia, atrofia e envelhecimento
– Resposta tecidular e inflamação
– Doenças genéticas e metabólicas
– Infeções
– Imunopatologia
– Banco de tecidos e tumores;
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Referências Primárias:
– Suvarna, K.S., S.K. Suvarna, C. Layton, and J.D. Bancroft. Bancroft’s Theory and Practice of Histological
Referências secundárias:
– Techniques,Expert Consult: Online and Print,7: Bancroft’s Theory and Practice of Histological Techniques: Churchill Livingstone, 2012.
– Stevens, A., J.S. Lowe, and I.S. Scott. Core Pathology: Mosby/Elsevier, 2009.