Audiologia Clínica I

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se que o estudante já tenha adquirido noções de anatomia e fisiologia, em unidades curriculares de
anos anteriores no plano de estudos do curso de Audiologia, por forma a ser possível acompanhar a
lecionação das diversas matérias, onde para a compreensão das técnicas utilizadas, é necessário
compreender a anatomia e fisiologia subjacente na metodologia de avaliação.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas dos conteúdos TP integrando conteúdos práticos através da realização de exercícios.
Aulas práticas com aplicação dos diferentes conhecimentos TP no laboratório de Audiologia, onde se
pretende que os alunos adquiram os conhecimentos das técnicas e metodologias de teste lecionadas na
componente T/P.
Realização de fichas de exercícios.

Resultados de Aprendizagem

Adquirir os conceitos necessários à compreensão do
processamento da informação auditiva.
Identificar a prevalência e incidência da perda auditiva compreendendo o impacto das alterações
auditivas na vida dos indivíduos ,diferenciando por
idades.
Identificar os métodos adequados à avaliação do sis
tema auditivo, de acordo com as estruturas
avaliadas, tendo em conta as funções e objectivos da avaliação.
Identificar e analisar os tipos e graus de perda auditiva, conhecendo os símbolos, e métodos de
realização do audiograma tonal simples (sem mascaramento).

Interpretar e perceber a relevância clinica da Impedância, compreendendo o papel do ouvido
médio no processo auditivo e as suas funções relacionadas com habilidades do processamento da
informação.
Identificar as estruturas e mecanismos envolvidos n
o processo da geração das OEA.
Escolher adequadamente de acordo com as situações clinicas, idade e meios disponíveis os tipos
de OEA a utilizar.

Programa

2h – Definição de Audiologia. Factores que influenciam a natureza da perda auditiva.
8h – ATS: Noção de limiar auditivo.Vias de condução do som: Óssea e aérea.Tipos, componentes, normas e
transductores dos Audiometros.
– ATS:Cálculo do Limiar Auditivo – Técnicas de Carhart-Jerger e guidelines ANSI 2004 e 2005.
-Comparação dos mecanismos condutivo e sensorial. GAP Aéreo-Ósseo.Tipo e grau de hipoacúsia – BIAP, 1997.
-Teste de Bing, Rinne e Weber.
2h – Otoscopia.Segurança e Higiene em unidades de saúde.
8h – Noções de Imitância, Admitância e Impedância Acústica Acústica. Tipos de timpanograma. Impedâncimetro.
– Noção de Reflexos Acústicos. Arco Reflexo dos Reflexos Acústicos – Percursos contralaterais e ipsilaterais e
estruturas envolvidas. Reflexo Decay. Provas de Função tubária – Timpano fechado: Valsalva e Toynbee; timpano
aberto:Holmquist.
6h-Tipos de OEA – Evocadas e espontâneas.
Parâmetros de aquisição e análise de respostas.Aplicações clinicas.
4h-Avaliação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BESS, Fred, H.; HUMES, Larry – “Audiology: the fundamentals”. Editora Lippincott Williams & Wilkins, 4ª Edição,
2008. ISBN: 0781766435, 9780781766432
GELFAND, S. – “Essentials of Audiology”. Thieme Medical Publishers, Inc. New York. 3rd Ed. 2009.
HALL, James. W. “Handbook of Otoacoustic Emissions”. Canada. Editora: Singular Publish Group – Thompson
Learning, 2000.
KATZ, J. et al. – “Handbook of Clinical Audiology”. 6ºEdição. Philadelphia. Editora: Lippincott Williams & Wilkins,
2009.
REIS, J.L. – “Surdez, Diagnostico E Reabilitação”. Lisboa, Servier Portugal, 2002
ROBINNETE, M; GLATTKET, T. – “Otoacoustic Emissions, Clinical Aplications”. New York, Thieme, 2007
RUAH, S. ; RUAH, C.B. – “Manual De Otorrinolaringologia”. Lisboa, Roche, 1998.
VALENTE, M.; HOSFORD-DUNN; H. e ROESER. R.- “Audiology – Diagnosis”. 2ª Edição. Editora: Thieme, 2007.
WEINSTEIN, B.E. – Geriatric Audiology – Editora Thieme, 2012. ISBN – 9781604067750