Avaliação e diagnóstico diferencial em fisioterapia

Conhecimentos de Base Recomendados

Esta UC fundamenta-se na aquisição de conhecimento do aluno em identificar, interpretar e selecionar os testes de avaliação e diagnóstico das alterações do sistema de movimento, limitações de atividades e restrições na participação, e relação com a condição de saúde e fatores contextuais, assim como a sua categorização com base nos descritores apontados na literatura para diagnosticar problemas do sistema de movimento. Assim:
O aluno será capaz de interpretar e selecionar de entre uma variedade de testes de avaliação e diagnóstico de problemas de movimento, os que melhor se adaptam ao caso e à condição em causa, assim como, a opção de referenciação para outro profissional, se apropriada;
O aluno será capaz de utilizar os descritores apontados na literatura para diagnosticar problemas do sistema de movimento.

Métodos de Ensino

Aulas Teóricas e Teórico práticas (T10; T/P20) que se destinamse a transmitir conhecimentos sobre os testes e instrumentos para avaliação e diagnóstico dos problemas do sistema de movimento para o Diagnóstico em fisioterapia e desenvolver a capacidade de os interpretar no processo de diagnóstico em fisioterapia.
Material de apoio: cópia dos slides e da bibliografia de apoio.

Resultados de Aprendizagem

• Recolher e analisar os dados, hipotetizar, categorizar problemas e tomar decisões com base no sietema de movimento;
• Justificar a escolha dos testes de avaliação e diagnóstico de problemas do sistema de movimento comumente encontrados na prática clínica da fisioterapia;
• Analisar criticamente a literatura sobre os testes e instrumentos de avaliação e diagnóstico de problemas de movimento e aplicar esse conhecimento baseado na evidência;
• Analisar os testes e categorizar problemas do sistema de movimento;
• Integrar a avaliação e o diagnóstico dos problemas relacionados com o sistema de movimento na prática clínica.

Programa

Raciocínio clínico e processo da fisioterapia: Exame, Avaliação, Diagnóstico e Prognóstico de alterações da funcionalidade relacionadas com o sistema de movimento;
Sistema de Movimento e Diagnóstico em Fisioterapia;
Padrões de Prática e Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde como bases dos descritores de diagnóstico em Fisioterapia;
Diagnóstico baseado no sistema de movimento em Condições Cardiovasculares e Respiratórias;
Diagnóstico baseado no sistema de movimento em Condições Musculoesqueléticas;
Diagnóstico baseado no sistema de movimento em Condições Neuromusculares;
Diagnóstico baseado no sistema de movimento em Outras Condições.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Principal:

American Physical Therapy Association ISBN: 978-1-931369-85-5, DOI: 10.2522/ptguide3.0_978-1-931369-85-5. Available at: http://guidetoptpractice.apta.org/content/current.
WHO. International Classificatiof Functioning Disability and Health. Available at: https://apps.who.int/classifications/icfbrowser/
Goodman, C and Snyder, T (2007). DIFFERENTIAL DIAGNOSIS FOR PHYSICAL THERAPISTS: SCREENING FOR REFERRAL. Saunders Elsevier Inc., St. Louis, Missouri. Hoppenfeld –Physical examination of spine and extremities. Prentice Hall;

Secundária:

Bernsen, T. et al. (2006). “Harnessing Our Collective Professional Power”: Diagnosis Dialog. Physical Therapy, 6(87): 635.
CoffinZadal, C. A. (2007). Disabling Our Diagnostic Dilemmas. Physical Therapy, 6(87): 641653.