Biologia da Conservação

Métodos de Ensino

1. Exposição formal, pelo docente, para transmissão de conteúdos teóricos da UC;
2. Pesquisa bibliográfica especializada, orientada pelo docente, com vista a realização de trabalho;
3. Execução de trabalhos teórico-práticos: saída de campo a Área Protegida para observação, recolha de dados,
análise da situação e proposta de plano de intervenção;
4. Apresentação oral e discussão dos resultados da pesquisa e/ou resultados dos trabalhos teórico-práticos;

Resultados de Aprendizagem

a. Conhecer as principais teorias, conceitos e tipos de conservação biológica.
b. Compreender os princípios da conservação da diversidade biológica nas suas várias componentes.
c. Saber reconhecer e avaliar as principais ameaças à diversidade biológica.
d. Saber monitorizar populações e quantificar a diversidade biológica.
e. Conhecer os instrumentos legais aplicáveis à conservação de espécies e habitats.
f. Ter capacidade para participar na elaboração de propostas e na implementação de planos de conservação/gestão
de espécies e habitats.
g. Ter capacidade para participar na seleção, avaliação e gestão de áreas com interesse para a conservação e/ ou
estatuto de proteção.

Programa

1. Introdução à conservação natureza: a) valores e filosofia; b) ligação com outras disciplinas; c) ética e
conservação; d) principais conceitos.
2. Biodiversidade: a) como medir; b) níveis de diversidade.
3. Ameaças à biodiversidade: a) destruição de habitats; b) sobre-exploração de recursos; c) invasões biológicas; d)
alterações climáticas; e) pragas e doenças; etc.
4. Conservação de espécies e populações: a) monitorização; b) perda de variabilidade genética; c) dinâmica de
populações; d) análise de viabilidade; e) vulnerabilidade à extinção.
5. Conservação de habitats e ecossistemas: a) interacções entre espécies; b) sucessão; c) efeito de mosaico e
diversidade de paisagens; d) espécies-chave, -indicadoras e -bandeira; e) fragmentação, efeitos de orla e
insularização.
6. Estatutos de protecção legal de espécies e habitats: Directiva Habitats e Livros Vermelhos.
7. Conservação in-situ e ex-situ.
8. Planos de acção para conservação e/ ou recuperação de espécies e habitats.

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
  • - 2) Teste teórico - 60.0%
  • - 1) Trabalhos práticos e/ ou de pesquisa com possibilidade de apresentação oral - 40.0%
Avaliação Por Exame
  • - componente teórica - 60.0%
  • - componente prática de análise de um caso de estudo - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Primack, R.B. 2010. Essential of Conservation Biology. 5ª Ed. Sinawer.

Jeffries, M. 1997. Biodiversity and Conservation. Routledge, New York.

Sociedade Portuguesa de Botânica. 2012-2013. Flora-On: Flora de Portugal interactiva. disponível em
http://www.flora-on.pt

Marchante, H., Morais, M., Freitas, H. & Marchante, E. 2014. Guia Prático para a Identificação de Plantas Invasoras em Portugal. Imprensa da Universidade de Coimbra. Coimbra. Pp. 208. ISBN: 978-989-26-0785-6

Gafta, D. & Akeroyd, J. 2006. Nature conservation: concepts and practice. Springer

Legislação específica sob a forma de Directivas, Decretos-Lei, Portarias, etc.