Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular, são utilizados os seguintes métodos de ensino:
a) Métodos verbais, com utilização de exposição, explicação, diálogo, debate e interrogação;
b) Métodos intuitivos, com utilização de demonstração, audiovisuais e textos escritos;
c) Métodos ativos, com utilização de trabalhos em grupo e estudo de casos.
Resultados de Aprendizagem
Fornecer aos alunos um conjunto de instrumentos de análise necessários à explicação dos fenómenos de globalização dos mercados e da produção que caracterizam actualmente a economia mundial.
Contextualizar o Comércio Internacional como ramo da Teoria Económica, e importância do comércio internacional e do investimento directo estrangeiro enquanto fenómenos da economia real.
Analisar e interpretar dados estatísticos do comércio internacional – utilização de indicadores quantitativos e qualitativos.
Estudar as principais teorias explicativas do comércio internacional, i.e., dos principais determinantes do padrão das trocas internacionais e do padrão da especialização produtiva.
Distinguir os diferentes níveis de integração económica, confrontando os custos e os benefícios
Reconhecer os desafios atuais para as empresas no marketing internacional
Identificar o processo e opções de entrada em mercados internacionais
Criar e controlar programas de marketing internacional
Programa
1. Circuitos económicos
2. As relações económicas com o Resto do Mundo
3. A economia portuguesa no contexto da União Europeia
4. Fórmula de implantação no exterior
5. Comércio nos mercados emergentes
6. Marketing internacional
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - exame escrito - 100.0%
- - 1 frequencia escrita - 40.0%
- - 2 frequencia escrita - 40.0%
- - Trabalho de grupo - 20.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Brito, C. M. e Lencastre, P. (2014). Novos Horizontes do Marketing. Publicações Dom Quixote
Rodrigues, V. et al. (2009). b-Mercator. Publicações D. Quixote
Kotler, P. (2010). Marketing 3.0. Actual Editora
Neves, J. (2019). Introdução à Economia, 9ª edição. Verbo.