Conhecimentos de Base Recomendados
Os alunos deverão conhecer alguns conceitos básicos de contabilidade pública e de normalização contabilística pública.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino passará por aulas com exposição interativa, questionamento e demonstração com resolução de exercícios correspondentes.
Irá também ser promovida a sala de aula invertida e a aprendizagem colaborativa, onde os estudantes terão oportunidade de expor temas e partilhar experiências.
Desta forma pretende-se que os estudantes apreendam os conteúdos programáticos e adquiram as competências definidas.
Resultados de Aprendizagem
O principal objetivo desta unidade é estimular o desenvolvimento de uma nova mentalidade administrativa tendo em consideração as novas exigências com que se depara a Administração Pública.
Neste sentido, a presente unidade curricular tem como objetivos específicos:
-Proporcionar aos alunos uma formação sólida em contabilidade e desenvolvimento de competências no âmbito da implementação de novos sistemas contabilísticos e financeiros nas entidades públicas;
– Estudar o papel e as diferentes formas de utilização da Contabilidade nos serviços públicos enquadrados na reforma da administração financeira do Estado.
-Apresentar as normas de Contabilidade Pública aplicáveis em Portugal, nomeadamente as fases a receita e despesa, a classificação económica das receitas e das despesas, a estrutura e funcionamento das contas do Sistema de Normalização Contabilístico na Administração Pública (SNC-AP).
Em termos de competências e conhecimentos adquiridos, no final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
– Assimilar o papel e as diferentes formas de utilização da Contabilidade nos serviços públicos enquadrados na reforma da administração financeira do Estado
– Compreender os conceitos gerais e designações contabilísticas especificas da contabilidade financeira e orçamental ;
– Interpretar o Sistema de Normalização Contabilística das Administração Públicas, nomeadamente as fases a receita e despesa, a classificação económica das receitas e das despesas, a estrutura e funcionamento das contas.
Programa
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Fundamental:
Comissão de Normalização Contabilística (2017). Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Púbicas: Manual de Implementação, Versão 2. Documento disponível em: http://www.cnc.min-financas.pt/pdf/SNC_AP/MANUAL%20DE%20IMPLEMENTACAO_SNC_AP_Versao2_HomologadoSEO.pdf.
Decreto-Lei n.º 192/2015, de 11 de setembro. Sistema de Normalização Contabilística da Administração Pública. Diário da República n.º 178/2015, Série I de 2015-09-11. Ministério das Finanças. Lisboa.
Lei n.º 151/2015, de 11 de setembro, Lei de Enquadramento Orçamental. Diário da República n.º 178/2015, Série I de 2015-09-11. Assembleia da República. Lisboa.
Sarmento, J. M. (2016). A Nova Lei de Enquadramento Orçamental. Almedina, Coimbra.
Complementar:
Franco, A. L. S. (1995). Finanças Públicas e Direito Financeiro, Volume I. Almedina. Coimbra.
Marques, M. (2001). Da contabilidade Pública Tradicional à Contabilidade Pública Atual. Jornal do Técnico de Contas e da Empresa, n.º 435. Lisboa, pp. 693-703.