Desportos e Atividades de Ginásio II

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Após a parte teórico-prática, a componente prático-laboratorial é consolidada através da vivência prática destas atividades de cariz individual, para perceber enquanto praticante a especificidade deste tipo de atividades (e.g., exercícios realizados, erros mais comuns, máquinas mais utilizados, postura para melhor execução).

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os princípios básicos para planificar e conduzir atividades de cariz individual, em contexto de ginásio (Treino Funcional, Musculação e Treino Cardiovascular), atendendo às características do praticante.
2. Conhecer e adotar estratégias que possibilitem uma intervenção técnica adequada à especificidade do contexto, nas atividades de ginásio individuais (Treino Funcional, Musculação e Treino Cardiovascular).

Programa

1. Treino Funcional.
   1.1. Origem, evolução, características, objetivos, benefícios, equipamento utilizado.
   1.2. Exercícios específicos, técnica de execução, componentes críticas e erros comuns.
   1.3. Planificação: estrutura e metodologia.
   1.4. Especificidade da intervenção técnica e pedagógica (comunicação, posicionamento e feedback pedagógico).
2. Musculação.
   2.1. Origem, evolução, características, objetivos, benefícios, equipamento utilizado.
   2.2. Exercícios específicos, técnica de execução, componentes críticas e erros comuns.
   2.3. Planificação: estrutura e metodologia.
   2.4. Especificidade da intervenção técnica e pedagógica (comunicação, posicionamento e feedback pedagógico).
3. Treino Cardiovascular – Cardiofitness.
   3.1. Origem, evolução, características, objetivos, benefícios, equipamento utilizado.
   3.2. Exercícios específicos, técnica de execução, componentes críticas e erros comuns.
   3.3. Planificação: estrutura e metodologia.
   3.4. Especificidade da intervenção técnica e pedagógica (comunicação, posicionamento e feedback pedagógico).

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - desempenho técnico - 60.0%
  • - comportamento e atitude - 5.0%
  • - Frequência - 35.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

1. ACSM (2011). ACSM’s complete guide to fitness & health. Human Kinetics.
2. Boyle, M. (2004). Functional training for sports. Human Kinetics.
3. Delavier, F. (2000). Guía de movimientos de musculación. Paidotribo.
4. Garganta, R., Prista, A., & Roig, J. (2006). Musculação: abordagem dirigida para as questões da saúde e bem-estar. Manz.
5. Kennedy-Armbruster, C., & Yoke, M. (2009). Methods of group exercise instruction. Human Kinetics.
6. NSCA (2014). Developing the core. Human Kinetics.
7. NSCA (2016). Exercise technique manual for RT. Human Kinetics.
8. Rieger, T., Jones, B., & Jiménez, A. (2015). Europeactive’s essentials for personal trainers. Human Kinetics.
9. Rieger, T., Naclerio, F., Jiménez, A., & Moody, J. (2015). Europeactive’s foundations for exercise professionals. Human Kinetics.
10. Seibert, R. (2004). Group strength training. ACE.