Educação Ambiental

Métodos de Ensino

Nas aulas são efetuadas actividades nas quais os alunos põe em prática os princípios da educação
ambiental, através da leitura e discussão de documentos, do trabalho individual e em grupo, de
seminários, de análise de experiências práticas, de estudos de caso e de realização de visitas. Informação
teórica fundamental éfornecida através de aulas de exposição, bibliografia e recursos audiovisuais. A
avaliação é efetuada através de teste e monografias (40%) e do desenvolvimento de um projecto de EA,
apresentação oral e defesa escrita (60%). Nas horas não presenciais: leitura e análise de documentos e
livros, trabalhos individuais e em grupo e recolha de dados de campo.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer a terminologia e os conceitos básicos de Educação Ambiental, assim como aspectos
relevantes que a definem, espaços, programas, organismos e publicações.
2. Conhecer, compreender e reflectir sobre a complexidade dos problemas ambientais e as atitudes e
comportamentos éticos ambientais das organizações e dos seus profissionais.
3. Valorizar o património natural e humanizado, como recurso importante nos processos educativos.
4. Adquirir competências técnicas e pedagógicas necessárias à programação e implementação de acções
de Educação Ambiental que contribuam para um melhor ambiente, aplicando os conceitos e
conhecimentos de Educação Ambiental.

Programa

1.Conceitos e fins da Educação Ambiental (EA). O conceito de EA e sua evolução histórica e ideológica em
Portugal e no mundo. Noções gerais de educação formal e informal.
2. A problemática ambiental e a intervenção socio educativa: estratégias e recursos metodológicos. O
papel da EA na mudança de atitudes e comportamentos do cidadão e a sua contribuição para o
desenvolvimento sustentável. A interpretação do património. O perfil e as competências do educador
ambiental.
3. Projectos e programas de EA. Sustentabilidade. Elaboração, implementação e avaliação de acções
(planos, programas e actividades) de EA.

Métodos de Avaliação

Avaliação Por Exame
  • - Teste escrito - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Teste e monografias - 40.0%
  • - Desenvolvimento de um projecto de EA, apresentação oral e defesa escrita - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carapeto, C. Alves, L.; Caeiro, Sandra Educação Ambiental. Universidade Aberta. .Lisboa. 2003
Fernandes, José de Almeida. Manual de Educação Ambiental, Comissão Nacional do Ambiente, Lisboa,
1983
Giordan, André. A Educação Ambiental na Europa, Instituto de Inovação Ambiental: Instituto de Promoção
Ambiental, Lisboa, 1996.
Grün, M. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. 2ª Edição. Campinas: Papirus Editora, 2000.
Oliveira, Luis Filipe. Educação Ambiental: guia prático para professores, monitores e animadores e de
tempos livres, Texto, Lisboa, 1989.
Palmer, Joy; Neal, Philip. The Handbook of Environmental Education, Rowtledge, London, 1994.
Teixeira, F. Educação Ambiental em Portugal. Lisboa: Liga para a Protecção da Natureza. 2003
Leal, Walter. Lifelong Learning and Environmental Education. Peter Lang. 1997.????