Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Aulas expositivas de apresentação dos conceitos e modelos dos conteúdos programáticos.
Análise e discussão de casos e exemplos
Aulas orientadas para a resolução de problemas, realização assistida de exercícios e trabalhos e apresentação/discussão de trabalhos.
Seminários por oradores externos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
Estruturar e compreender os princípios básicos de organização e gestão de organizações, desde o nível estratégico até ao operacional nas múltiplas vertentes, criando um domínio comum de conhecimento entre os engenheiros e os gestores.
Competências a adquirir:
Capacidade de estruturar o pensamento relativo aos desafios colocados à gestão das organizações de acordo com distintas filosofias de gestão e as ferramentas que lhes estão associadas.
Compreender a influência das envolventes económicas, sociais, tecnológicas e políticas sobre as organizações e sobre os seus gestores.
Compreender e aplicar os principais métodos de análise estratégica;
Entender o marketing e a sua importância estratégica para uma organização;
Compreender alguns princípios basilares do comportamento organizacional e a sua importância para a gestão das organizações.
Compreender o âmbito da gestão de operações nas suas diversas vertentes e horizontes temporais.
Compreender os conceitos fundamentais das finanças empresariais.
Compreender e aplicar ferramentas apropriadas ao desenvolvimento e avaliação de planos de negócio.
Comunicar ideias e opiniões de forma clara e fundamentada;
Desenvolver a capacidade de trabalho autónomo e em grupo.
Desenvolver a capacidade de análise e resolução de problemas, aplicando os conhecimentos adquiridos.
Programa
1. Os gestores, a gestão e as organizações
As organizações e a sociedade. Diferentes tipos de organizações e os seus stakeholders. Os recursos organizacionais. A gestão e os gestores. As funções e os níveis de gestão. A Gestão e o processo de tomada de decisão. A evolução das teorias da Gestão e as diferentes abordagens aos problemas organizacionais.
2. A gestão estratégica
O pensamento estratégico. Visão, missão e objetivos. Análise estratégica externa e interna. A formulação estratégica: estratégia corporativa e estratégia de negócio. A implementação e o controlo.
3. O Marketing
A orientação para o mercado: criar valor, satisfazer necessidades e facilitar as trocas. Os mercados e a sua segmentação. Os diferentes intervenientes do mercado. O marketing – mix. Estratégia e plano de marketing.
4. A gestão de recursos humanos e o comportamento organizacional.
A gestão de recursos humanos. Os níveis do comportamento organizacional: o indivíduo, o grupo e a organização. Liderança e Motivação.
5. A estrutura organizacional
Os elementos da estrutura organizacional: cadeia de comendo, divisão do trabalho, grau de centralização e de formalização. Tipos de estrutura. Estruturas orgânicas e mecânicas. Fatores contingenciais.
6. Informação financeira
Informação financeira, princípios gerais da contabilidade e normalização contabilística. Fluxos financeiros na atividade empresarial. As Demonstrações Financeiras: Balanço, Demonstração de Resultados e Demonstração de Fluxos de Caixa. O valor temporal do dinheiro e a análise económica de projetos de investimento.
7. Gestão de Operações
O âmbito da Gestão de operações e os seus diferentes horizontes temporais. Ferramentas de planeamento e gestão das operações.
8. O empreendedorismo e a criação do negócio
O empreendedorismo e a geração de ideias de negócio: proposta de valor e modelo de negócio. O plano de negócio.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Almeida, Filipe (coord.) (2016). Introdução à gestão de organizações, Escolar Editora, 4ª ed. (2A-1-241)
Atrill, P. e McLaney, E. (2006). Accounting and finance for non-specialists, Prentice Hall, 5th ed. (2A-9-11)
Carvalho, J. (2009). Gestão de Empresas. 1ª Ed.. Edições Sílabo.
Duarte, C., & Esperança, J. (2012). Empreendedorismo e Planeamento Financeiro. Transformar oportunidades em negócios. Criar micro, pequenas e medias empresas. Lisboa: Edições Sílabo. (2A-1-240)
Ferreira, B., Marques, H., Caetano, J., Rasquilha, L. & Rodrigues, M. (2015). Fundamentos de Marketing. 3ª edição. Lisboa, Portugal: Edições Sílabo. (2A-3-84)
Freire, A. (1997). Estratégia: Sucesso em Portugal. Lisboa : Editorial Verbo. (2A-3-87)
Freire, A. (2020). Estratégia : criação de valor sustentável em negócios tradicionais e digitais. Lisboa : Bertrand Editora. (2A-3-88)
Kotler, P. (2010). Marketing para o século XXI, 6ª ed, Lisboa: Editorial Presença. (2A-3-86)
Kotler, P. & Armstrong, G. (2018). Principles of Marketing. 17 ed Global edition, Pearson.
Lisboa, J. (Ed.). (2004). Introdução à Gestão das Organizações. Editora Vida Económica. (2A-1-93)
Robbins, S., Coulter, M. (2002). Management. 6th Ed.. Prentice-Hall. (2A-1-128).
Sarkar, S. (2010). Empreendedorismo e Inovação (2a edição). Lisboa: Escolar Editora. (2A-1-210)
Teixeira, S., (2005). Gestão das Organizações. McGraw-Hill. (2A-1-79)