Conhecimentos de Base Recomendados
Os alunos deverão ter conhecimentos acerca dos:
– aspetos fundamentais da gestão de empresas;
– fatores dinâmicos do mercado que permitem a identificação de oportunidades de negócio e que estão elencados a matérias relacionadas com o marketing;
– conceitos e princípios que permitem o cálculo e previsões de vendas, dos custos e outros elementos afetos à contabilidade de uma empresa ou organização.
Métodos de Ensino
Conceitos-chave serão apresentados em aulas e apoiado com exemplos contemporâneos. O uso de vídeo documentário e notícias atuais vai conferir uma dimensão contemporânea aos tópicos.
Os alunos serão incentivados a realizar um trabalho em grupo e a capacidade de pesquisa. O trabalho em grupo será incentivado a fim de promover capacidades e colaboração de equipa e da aplicação dos temas teorizados a um caso prático desenvolvido pelos alunos.
O módulo exigirá aprendizagem dirigida e independente. Aprendizagem dirigida incluirá leitura e pesquisa, a fim de preparar-se para as apresentações. Orientação para estes exercícios, será dada nas aulas e desde dentro do plano de ensino e aprendizagem. A aprendizagem independente também será incentivada e incluirá materiais on-line de aprendizagem, leitura de jornais e revistas de negócios e assistir documentários internacionais.
A metodologia utilizada é baseada na exposição de casos práticos da realidade do tecido empresarial nacional e internacional.
Resultados de Aprendizagem
Os alunos deverão ser capazes de:
– Analisar os fatores dinâmicos do mercado identificando necessidades e oportunidades de negócio;
– Conceptualizar e desenvolver ideias inovadoras que acrescentem valor ao mercado por forma à implementação de um projeto;
– Desenvolver um Plano de Negócios;
– Identificar as fontes de financiamento necessárias à implementação do projeto/plano de negócios;
– Perceber os recursos necessários ao início do projeto.
Objetivos da unidade curricular:
Apresentar os problemas gerais do empreendedorismo e da inovação, sob dois prismas gerais:
a) enquanto fator económico de desenvolvimento;
b) enquanto atividade de gestão de carácter estratégico.
Sensibilizar os alunos para a atividade empreendedora, sublinhando as condições para o sucesso das start-ups, nomeadamente os aspetos que têm a ver com o planeamento do novo negócio e do seu produto, a elaboração do plano de negócio, as opções de financiamento e a gestão futura.
Enquadrar os avanços nas tecnologias de informação e comunicação como fontes de oportunidade inovadora e empreendedora.
Competências a adquirir:
– Compreender o processo de inovação e a multiplicidade de fatores que o determinam;
– Construir um Plano de Negócios de uma nova empresa na área de sistemas de informação.
Programa
CAPÍTULO 1 – O QUE É A INOVAÇÃO?
1- Inovar: Como, quem e porquê?
2- O processo de inovação: produção e difusão de conhecimento
3- O contexto de mudança: o papel da inovação
4- A inovação como função estratégica
CAPÍTULO 2 – A INOVAÇÃO E O EMPREENDEDORISMO
1- A natureza e importância do empreendedorismo
2- Estratégias e oportunidades de novas entradas
3- A mente “entrepreneurial” e “intrapreneurial”
4- O processo no empreendedorismo
5- O empreendedor individual
CAPÍTULO 3 – CRIATIVIDADE E ARRANQUE DO NOVO NEGÓCIO
1- Criatividade e ideia do novo negócio
2- Técnicas de geração de Ideias
3- O processo de planeamento e desenvolvimento de produto
4- O E-Commerce e e as Start-ups
5- Propriedade Intelectual e questões legais com a constituição de uma empresa
CAPÍTULO 4 – O PLANO DE NEGÓCIOS
1- O que é o plano de negócios?
2- Requisitos de informação para o plano de negócios
3- Componentes críticas do Plano de Negócios
3.1 – Análise da Indústria e do meio envolvente
3.2 – Descrição do negócio
3.3 – Plano de Marketing
3.4 – Plano Organizacional
.5 – Plano Financeiro
CAPÍTULO 5 – FINANCIAMENTO DO NOVO NEGÓCIO
1 – Fontes de financiamento
2 – Risco, financiamento e maturação dos produtos
3 – Capital de risco
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Fundamental
Ferreira, Manuel. Reis, Nuno. Santos, João. e Serra, Fernando (2022), Empreendedorismo – Conceitos e Fundamentos Para a Criação da Nova Empresa, Edições Silabo
Kawasaki, Guy (2022), Arte da Startup – Como Transformar Uma Boa Ideia Numa Empresa de Sucesso, 2ª Edição, Vogais
Trott, Paul (2017) Innovation Management and New Product Development, 6ª ED, Pearson,
Hisrich, R. D., Peters, M. P. e Shepherd, D. A., (2017), Entrepreneurship, McGraw-Hill, 10ª Edition, New York. (*)
Ferreira, M., Santos, J. e Serra, F, (2008), Ser Empreendedor: Pensar, criar e moldar a nova empresa, Edições Sílabo, Lisboa.
Monteiro, Fátima e Silva, Eduardo Sá (2014), Empreendedorismo e Plano de Negócios (eBook) (2.ª Edição revista e atualizada), Vida Económica.
Harvard Business Review (2017) Inovação – HBR – 10 artigos essenciais, Actual Editora.
Secundária
Brandshaw, M. V. e Carrington, P. (Eds) (2009) “Entrepreneurship and its Economic Significance, Behavior and Effects.”, Nova Science Publishers, Inc, New York. (*)
Bhidé, A. V. (2000), The Origin and Evolution of New Business, OxfordUniversity Press.
Ferreira, M., Reis, N. e Serra, F, (2009), Marketing para empreendedores e Pequenas empresas, Lidel, Lisboa.
Scarborough, N. N., Wilson, D.I. e Zimmerer, T. W. (2009) “Effective small Business Management: An entrepreneurial approach”, Pearson International Edition, 9ª Ed.
Grant, Adam (2016), Originais: Como os Não-Conformistas Mudam o Mundo, Editora Sextante.
Sarkar, S. (2010), “Empreendedorismo e Inovação”, 2ªED, Escolar Editora. Lisboa.