Estágio Profissionalizante

Conhecimentos de Base Recomendados

De acordo com o regulamento do 2º ciclo do IPC é Obrigatório a Realização das restantes unidades curriculares do Grau de Mestre em Recursos Florestais.

Métodos de Ensino

O Estágio Profissionalizante está caraterizado no plano de estudos publicado em Diário da República como tendo 800 horas de trabalho, com uma duração semestral e corresponderá a 30 unidades de crédito (ECTS).

O trabalho dos alunos será acompanhado por um orientador, com o Grau de Doutor e aprovado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da ESAC. Poderá existir também um coorientador no local de trabalho ou na ESAC, desde que possua o grau de Doutor ou seja considerado Especialista na área e após a aprovação pelo CTC da ESAC.

O trabalho dos alunos poderá também ser acompanhado por um Tutor externo, pertencente à Entidade ou Instituição onde decorrerá o período de estágio.

O(s) orientador(es) e Tutor terão um papel ativo na definição do Plano de estágio, metodologias a aplicar e calendarização prevista. O Plano de estágio apresentado pelo Aluno e assinado pelo(s) Orientador(es), Tutor e Comissão Coordenadora do Mestrado deverá ser submetido e aprovado pelo CTC da ESAC.

Para além do trabalho realizado durante o período de estágio, o aluno terá que elaborar um relatório final e fazer a sua apresentação oral perante um júri.

O(s) Orientador(es) e o Tutor externo terão um papel relevante no apoio ao trabalho do aluno e à elaboração do relatório final de estágio.

Resultados de Aprendizagem

Com o estágio profissionalizante pretende-se que os alunos tenham um contacto com o mundo do trabalho, como profissionais na área de Recursos Florestais e habilitados com a componente global das unidades curriculares do Grau de Mestre.

O objetivo do estágio é a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas restantes unidades curriculares do Mestrado a situações concretas, procurando soluções de forma autónoma. Pretende-se que os alunos desenvolvam as suas capacidades de trabalho, quer em equipa quer autonomamente, a capacidade de comunicação e a capacidade de sintetização da informação num relatório escrito a apresentar e a defender perante um Júri de avaliação.

Programa

Esta unidade curricular não tem conteúdos programáticos, uma vez que o que se pretende é a aplicação dos conteúdos programáticos das restantes unidades curriculares do Mestrado.

Se, para o trabalho a desenvolver pelo aluno, forem necessárias matérias ainda não abordadas, o aluno será orientado, nesse sentido, pelo docente responsável pelo acompanhamento do trabalho do aluno (docente da respetiva área temática).

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

A aplicar de acordo com o Tema e a área de trabalho a desenvolver durante o estágio