Estágio/Projeto

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Projeto:
Apenas poderão ser avaliados na UC Projeto os alunos que tiverem frequentado com aproveitamento as UC de LGP e Análise e Produção de Materiais Bilingues 1 e 2.
Exposição gestual e escrita do projeto criado (50%) Criação de materiais bilingues para vários ciclos de ensino (20%) aplicação de materiais bilingues em contexto real (30%)

Estágio:
Apenas poderão ser avaliados na UC Estágio os alunos que tiverem frequentado com aproveitamento as UC de LGP, de Interpretação para LGP 1 e 2 e de Interpretação para Voz 1 e 2.
– Estágio: avaliação de desempenho pelo(s) supervisor(es) (24%) + avaliação de desempenho pelo responsável da UC (24%) + perfil deontológico (16%) + interpretação da defesa do relatório de estágio de colega (16%);
– Seminário: relatório de estágio (14%) + defesa (6%).
 
 Os alunos estagiários serão acompanhados, no local de estágio, pelos respetivos intérpretes supervisores, no sentido de diagnosticar as necessidades e de os orientar na sua intervenção.

Resultados de Aprendizagem

Projeto:
Desenvolver um material bilingue
Testar o material desenvolvido em contexto
Elaborar um relatório final sobre a aplicabilidade do material
Estágio:
Proporcionar aos alunos contextos diferenciados de forma a aplicar os conhecimentos adquiridos previamente, tais como traduzir e interpretar, usando as técnicas de tradução e interpretação; vivenciar algumas questões deontológicas e resoluções inerentes aos problemas que poderão ocorrer profissionalmente; praticar interpretações simultâneas ou consecutivas, para voz ou para Língua Gestual Portuguesa, em diversas áreas, de acordo com o contexto em que estiver a exercer prática profissional.

Programa

Trabalho de projeto:
Encaminhamento e acompanhamento do trabalho individual.
Projeto de Criação de materiais bilingues:
1- Criar um material didático:
1.1- Planificação
1.2- Execução
1.3- Teste em contexto
2- Avaliar um material didático
2.1- Reflexão
2.2- Reelaboração do material

Estágio:
Prática profissional em contexto real de interpretação de e para LGP (em qualquer situação em que estejam presentes, no mínimo, uma pessoa Surda e uma ouvinte).

Seminário de Estágio:
Tendo em conta os objetivos deste Seminário, os conteúdos nele abordados serão definidos consoante as necessidades de formação identificadas no decorrer do estágio, pela apresentação de dúvidas/questões por parte dos alunos relativamente às dificuldades sentidas nas diferentes situações de interpretação, de forma a elaborar o relatório final de estágio e a sua defesa pública.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Elementos Constantes do Regulamento de Estágio - 100.0%

Estágio(s)

SIM

Bibliografia

CAMPELLO, A. R. S. Pedagogia Visual / Sinal na Educação dos Surdos. In: QUADROS, R.M; PERLIN. G. (Orgs.). Estudos Surdos II. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2007
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. In: Educação e Pesquisa. v.30, n.3. São Paulo, set/dez, 2004.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Livro didático como assistência ao estudante. In: Revista Diálogo Educação. v.9, n.26. Curitiba, jan/abr, 2009.
DORZIAT, Ana. Sugestões docentes para melhorar o ensino para surdos. Cadernos de Pesquisa, 1999, n. 108, p.108-198.
LEITE, J. G.; CARDOSO, C. J. Inclusão Escolar de Surdos: Uma análise de livros de alfabetização. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba: Champagnat, 2009, p.1-13
MORGADO, Marta. Materiais Bilíngues. Simpósio, In:Anais do Congresso : a educação de surdos em países de Língua Portuguesa / [XII Congresso Internacional do INES e XVIII Seminário Nacional do INES]. – Rio de Janeiro: INES