Estudo de casos do Sistema Toraco-Abdomino-pélvico

Os alunos devem demonstrar conhecimentos e sobre as matérias ministradas nas Unidades Curriculares (UC) da Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia dos anos transactos. Esta UC pretende permitir aos alunos aprofundar, correlacionar e elaborar raciocínios clínicos acerca de conteúdos ministrados, como Anatomia, Fisiologia, Patologia e/ou metodologias Técnicas das áreas da Radiologia e Medicina Nuclear.

A leccionação permitirá explorar, descrever, explicar, avaliar e/ou transformar os conteúdos do programa. As aulas teórico-práticas visam aprofundar e correlacionar conhecimentos das diferentes modalidades de imagem médica e a sua aplicabilidade a patologias do Sistema em causa .

Na tipologia prática da UC os alunos deverão aplicar e avaliar os conhecimentos adquiridos, na resolução de casos específicos e compreender o evento em estudo, e ao mesmo tempo desenvolver teorias mais genéricas a respeito do fenómeno observado. Desenvolvimento da metodologia de avaliação de casos clínicos num clima pedagógico de formação contínua, aplicando transdisciplinarmente os saberes integrados ao longo da formação anterior. Nesta componente avaliativa o aluno deverá participar em todas as tarefas do método.

Serão ainda minstradas aulas de avaliação/discussão de imagens, com patologia, alusivas ao sistema em causa.

O aluno deve adquirir conhecimentos sobre:
• Diferentes modalidades de Imagem Médica do sistema Toraco-Abdomino-Pélvico em situação normal e patológica
• Identificação de sinais Imagiológicos e reconhecer as suas alterações.
O aluno deve adquirir aptidões para:
• Avaliar as alterações patológicas nas diferentes modalidades imagiológicas
• Proceder de acordo com o estabelecimento do diagnóstico e tratamento adequado dentro da equipa
multidisciplinar em que se insere.
O aluno deve adquirir competências para:
• Apoiar na seleção do exame imagiológico mais indicado para cada patologia
• Adequar o protocolo à informação clínica
• Identificar alterações imagiológicas
• Avaliar os resultados dos exames realizados
• Proceder de acordo com as Boas Práticas estabelecidas.

Sistema Toraco-Abdomino-pélvico métodos de Imagem e sua aplicabilidade:

– Radiologia Geral

– Ecografia

– Tomografia Computorizada

– Angiografia

– Ressonância Magnética

– SPECT

– PET-CT

– Câmara Gama

Sinais Imagiológicos no Sistema Toraco-Abdomino-pélvico das patologias do sistema em causa e seu enquadramento clínico.

Bibliografia Principal

Tratado de Radiologia e Diagnóstico / David Sutton. – Revinter, 2003

Medical imaging, carver,e. & carver,b., elsevier, 2008.

Diagnóstico radiológico das doenças do tórax. Nestor l. Müller, richard s. Fraser, neil c. Colman, p. D. Paré , Guanabara, 2003

Cardiac CT imaging : diagnosis of cardiovacular disease. BUDOFF, Matthew J. ; SHINBANE, Jerold S., ed. lit. -London : Springer, 2006. XVIII, 281 p. ISBN 978-1-84628-028-3.

Teaching atlas of abdominal imaging. HARISINGHANI, Mukesh G. ; MUELLER , Peter R.  ; HEFFESS, Alejandro M., ed. lit. -New York ; Stuttgart : Thieme, cop. 2009. XIV, 530 p. ISBN 978-1-58890-656-4.

MIDDLETON, William D. ; KURTZ, Alfred B. ; HERTZBERG, Barbara S. – Ultrasound : the requisites. 2nd ed. St. Louis : Mosby, cop. 2004. xiv, 610 p. ISBN 978-0-323-01702-2

Bibliografia Secundária

Casos clínicos reais anonimizados

Publicações relevantes da área científica (PubMed)