Conhecimentos de Base Recomendados
Estudos do Movimento Humano; Terapia pelo Movimento.
Métodos de Ensino
Os métodos e estratégias pedagógicas adotadas incluem: exposição (T8); demonstração/exemplificação do exercício terapêutico com prática simulada entre alunos; e resolução de problemas (T/P17).
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver o conhecimento e a compreensão a um nível aprofundado sobre o exercício terapêutico na abordagem das estruturas e funções do corpo e das atividades do ser humano.
As competências académicas a adquirir são as seguintes:
– Aquisição de um nível de conhecimento especializado que permita integrar o exercício terapêutico na abordagem do ser humano ao longo da vida;
– Capacidade para analisar a evidência disponível sobre o exercício terapêutico;
– Capacidade para planificar, organizar e implementar exercício terapêutico;
– Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações novas em contextos multidisciplinares;
– Desenvolvimento de espírito crítico e de iniciativa na implementação de exercício terapêutico.
– Capacidades cognitivas, metodológicas, tecnológicas e linguísticas.
– Capacidade para criar e aplicar metodologias de investigação para estudar o efeito do exercício terapêutico.
Programa
Exercícios de treino de flexibilidade
Exercícios de treino de força muscular
Exercícios de treino de equilíbrio e de perturbação
Exercícios de treino de desaceleração
Exercícios de treino pliométrico
Exercícios de treino de agilidade
Exercícios de treino aeróbio
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ACSM’s Foundations of Strength Training and Conditioning [2012]
Jumping into Plyometrics [2ed 1998]
Proprioception and Neuromuscular Control in Joint Stability [2000]
Proven Therapeutic Exercise Techniques: Best Practices for Therapists and Trainers [2004]
Science of Flexibility [2ed 1996]
Sports Rehabilitation and Injury Prevention [2010]
Stretching Anatomy [2007]
Therapeutic Exercise for Athletic Injuries [2001]