Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
1. Trabalho prático, em grande e pequeno grupo, com base em propostas do docente e/ou do grupo, seguido de uma reflexão teórica com vista a uma reapropriação do trabalho desenvolvido.
2. Conceção e orientação de algumas sessões através do método dos indutores.
Avaliação exclusivamente contínua.
Avaliação contínua:
1. Assiduidade, pontualidade, participação – 20% .
2. Evolução na exploração e utilização criativa dos elementos da linguagem dramática nas composições dramáticas 50%.
3. Elaboração e apresentação de um trabalho prático desenvolvido a partir de um tema – 30%
CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE ACESSO À AVALIAÇÃO POR EXAME DE RECURSO E ÉPOCA ESPECIAL
1. Para poder aceder ao exame de recurso ou de época especial, o/a aluno/a deverá ter estado presente em 50% das sessões
2. É da responsabilidade do/a aluno/a comparecer na data e hora fixadas pelos serviços académicos para a realização do exame fazendo-se acompanhar de 5 elementos turma, do ano em que se realiza a prova.
Resultados de Aprendizagem
1. Desenvolver a capacidade de jogo e ser capaz de jogar ações fictícias.
2. Ter consciência, explorar e utilizar de forma criativa e sensível os elementos da linguagem dramática.
3. Expressar e comunicar, através da linguagem dramática, em pequeno e em grande grupo, as suas perceções, emoções, sentimentos e ideias.
4. Desenvolver, através da reflexão, a capacidade de se apropriar das suas perceções, emoções, sentimentos e ideias expressos no jogo, identificando os meios utilizados para os exprimir.
5. Relacionar a Expressão Dramática, enquanto iniciação a uma linguagem artística, com o desenvolvimento global da personalidade e o conhecimento do meio cultural e social.
6. Relacionar a Expressão Dramática com o teatro, com modalidades afins e com outras formas do saber.
7. Dominar os principais conceitos para a elaboração de um projeto de animação teatral em diversos contextos, a partir da prática da Expressão Dramática.
Programa
1. A disponibilidade física e psíquica e de relacionamento.
2. As sensações, as perceções.
3. O corpo, a voz, os objetos, o espaço, o som, o texto não-dramático como indutores de jogo e de dramatização e como materiais de composição dramática.
4. A Acão: suas principais características
5. O tema, a fábula e o discurso; o papel da personagem.
6. Uma estrutura dramática simples: exposição, conflito e desenlace.
7. O texto dramático e o texto não – dramático.
8. Contextos da prática da Expressão Dramática.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
- - Composições Dramáticas - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Barret, Gisèle & Landier, J.-C. (1994). Expressão dramática e teatro. Porto: ASA.
Beauchamp, Hélène (1997). Apprivoiser le théâtre. Montréal: Ed. Logiques
Bercebal, Fernando (2003). Un Taller de Drama. Ciudad Real, Nhaque Editora.
Jesus Ramos, Moreno (2005). Hacer Sentir, Pensar. Ciudad Real, Ñhaque Editora.
Koudela, Ingrid Dormien (1984) Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva.
Ryngaert, J-P. (1981). O jogo dramático no meio escolar. Coimbra: Centelha.
Rooyackers, Paul (2003). 101 Jogos Dramáticos. Porto: ASA.
Spolin, Viola (2008). Jogos teatrais na sala de aula. São Paulo: Perspectiva