Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimento e a compreensão da música como construção social e como cultura.
Métodos de Ensino
Vivência e apropriação das componentes conceptuais em estreita articulação com o desenvolvimento de competências musicais – memória, motricidade, processos de notação – através do recurso à experimentação pessoal e colectiva, com base em actividades nas seguintes áreas:
– Audição musical (escuta activa e participante /memorização/registo).
– Interpretação musical.
– Expressão criativa.
Resultados de Aprendizagem
1. Desenvolver o conhecimento e a compreensão da música como construção social e como cultura;
2. Ouvir, analisar, descrever e compreender os códigos e convenções que constituem o vocabulário musical, através da audição, do movimento e da prática vocal e instrumental;
3. Desenvolver a discriminação e a sensibilidade auditiva;
4. Cantar e tocar, utilizando técnicas e práticas musicais apropriadas e contextualizadas;
5. Utilizar e apropriar-se de formas diferenciadas de notação musical (convencional e não convencional).
Programa
1. Cultura musical – a Música como elemento estrutural das culturas e sociedades.
2. Elementos de Formação e Teoria Musicais:
2.1. Elementos ritmico-melódicos: duração, compassos, altura.
2.2. Elementos expressivos: timbre, dinâmica, agógica.
2.3. Elementos formais: padrão, motivo, frase, secção, ostinato, formas binárias e ternárias, cânone, rondó.
2.4. O código musical (notação convencional e não convencional).
3. Prática Vocal:
3.1. A canção didática – exploração e propostas de abordagem metodológica.
4. O movimento e a dança na expressão musical.
5. Prática Instrumental:
5.1. Instrumentos convencionais e não convencionais.
5.2. O instrumental Orff.
6. Audição musical activa.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Aplicação de conceitos e conteúdos - 50.0%
- - Participação qualitativa - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Amado, M. L. (1999). O Prazer de Ouvir Música. Lisboa: Editorial Caminho.
Gordon, Edwin. (2000). Teoria de aprendizagem musical: competências, conteúdos e padrões. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, Serviço de Educação.
Ilari, B. (2006). Música, Comportamento Social e Relações Interpessoais. Psicolologia em Estudo, 11(1): 191-198.
Padovan, Maurizio; Prina, Federica Calvino (1995). A dança no ensino obrigatório. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Palheiros, G.B. (2003). Educação Musical em Diferentes Contextos. in Revista de Educação da APEM, 117:5-18. Lisboa: APEM.
Silva, L.F. (2008). A Educação Musical em Portugal. in Revista Electrónica de LEEME [em linha]. Consultado em http://musica.rediris.es/leeme/revista/fernandes08.pdf.
Torres, Rosa Maria (2001). As canções tradicionais portuguesas no ensino da música. Lisboa: Caminho.
Swanwick, Keith (1996). A basis for music education. London: Routledge.
Wuytack, Jos (1992). Canções de mimar. adaptação Graça Palheiros. Porto: Associação Wuytack de Pedagogia Musical.