Fisiologia II

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas visam a apresentação detalhada os conteúdos programáticos, utilizando uma metodologia com objetivo de promover a participação direta dos alunos. Pretende-se assim que os alunos assimilem a fisiologia de uma forma integrada e com uma visão global e aplicada à saúde.

As aulas teórico-práticas têm como objetivo complementar as aulas teóricas, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos fisiológicos em situações práticas e reais. Com este fim, serão analisados casos clínicos relevantes para a prática profissional futura dos alunos, plataformas online de simulação e conteúdos em vídeo. Serão ainda realizadas fichas de trabalho durante as aulas teórico-práticas, permitindo aos alunos receber feedback imediato sobre a aquisição de conhecimento e identificar áreas que precisam de ser reforçadas ou aprofundadas em aula.

Resultados de Aprendizagem

Desenvolver a compreensão e interpretação das funções e funcionamento normal dos órgãos e sistemas do corpo humano, com base numa perspectiva dinâmica e relevante para a prática profissional futura dos alunos desta licenciatura.

Integrar de forma consistente a contextualização clínica dos conceitos fisiológicos em todos os temas abordados, reconhecendo sua relevância e interesse prático para os alunos.

Promover o desenvolvimento de habilidades de raciocínio crítico e analítico, permitindo que os alunos avaliem e apliquem conceitos fisiológicos em cenários clínicos e situações do mundo real.

Promover a aprendizagem ativa por meio de metodologias de ensino diversificadas, como estudos de casos clínicos, atividades práticas, discussões em grupo e uso de ferramentas tecnológicas.

Programa

I. Sistema respiratório (8h)

– Funções e componentes

– Ventilação pulmonar

– Trocas gasosas

– Regulação da respiração

– Equilíbrio ácido-base

II. Sistema urinário (8h)

– Estrutura e funções

– Filtração glomerular

– Reabsorção tubular

– Secreção tubular

– Clearance renal plasmática

– Regulação da formação de urina

– Equilíbrio hidroelectrolítico e ácido-base

III. Sistema Gastrointestinal (8h)

– Estrutura e funções

– Trato gastrointestinal

– Secreção, digestão, absorção e excreção

– Regulação neuronal e endócrina 

IV. Sistema endócrino (10h)

– Fundamentos gerais

– Principais eixos do sistema endócrino – abordagem global

– Sinalização hormonal

-Eixo hipotálamo-hipófise

-Tiroide

-Paratiroide e Homeostasia do Cálcio

-Suprarrenais

V. Sistema Reprodutor (8h)

– Estrutura e funções

– Reprodução sexual

– Regulação endócrina

– Sistema Reprodutor feminino

– Sistema Reprodutor masculino

– Fertilização, gravidez e parto

 

1ª frequência – 1,5 h

2ª frequência – 1,5 h

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Guyton, Hall. (2021). Textbook of Medical Physiology. Saunders. 14th Ed.

Berne, R., Levy, M. (2005). Principles of Physiology. Elsevier Mosby. 4th Ed. 

Tresguerres, J. (2010). Fisiologia Humana. McGraw-Hill. 4th Ed.

Wander J., Sherman J., Luciano, D. (2001). Human Physiology. McGraw Hill. 8th Ed.

Medeiros, J.A.S. – Fisiologia Humana e Conceitos de Fisiopatologia

Machado, H. (2018) – Fisiologia Clínica. Lidel ed.

Seeley, R., Stephens, T., Tate, P. (2003). Anatomia e fisiologia. 6ª ed., lusociência.