Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas visam a apresentação detalhada os conteúdos programáticos, utilizando uma metodologia com objetivo de promover a participação direta dos alunos. Pretende-se assim que os alunos assimilem a fisiologia de uma forma integrada e com uma visão global e aplicada à saúde.
As aulas teórico-práticas têm como objetivo complementar as aulas teóricas, proporcionando aos alunos a oportunidade de aplicar os conceitos fisiológicos em situações práticas e reais. Com este fim, serão analisados casos clínicos relevantes para a prática profissional futura dos alunos, plataformas online de simulação e conteúdos em vídeo. Serão ainda realizadas fichas de trabalho durante as aulas teórico-práticas, permitindo aos alunos receber feedback imediato sobre a aquisição de conhecimento e identificar áreas que precisam de ser reforçadas ou aprofundadas em aula.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver a compreensão e interpretação das funções e funcionamento normal dos órgãos e sistemas do corpo humano, com base numa perspectiva dinâmica e relevante para a prática profissional futura dos alunos desta licenciatura.
Integrar de forma consistente a contextualização clínica dos conceitos fisiológicos em todos os temas abordados, reconhecendo sua relevância e interesse prático para os alunos.
Promover o desenvolvimento de habilidades de raciocínio crítico e analítico, permitindo que os alunos avaliem e apliquem conceitos fisiológicos em cenários clínicos e situações do mundo real.
Promover a aprendizagem ativa por meio de metodologias de ensino diversificadas, como estudos de casos clínicos, atividades práticas, discussões em grupo e uso de ferramentas tecnológicas.
Programa
I. Sistema respiratório (8h)
– Funções e componentes
– Ventilação pulmonar
– Trocas gasosas
– Regulação da respiração
– Equilíbrio ácido-base
II. Sistema urinário (8h)
– Estrutura e funções
– Filtração glomerular
– Reabsorção tubular
– Secreção tubular
– Clearance renal plasmática
– Regulação da formação de urina
– Equilíbrio hidroelectrolítico e ácido-base
III. Sistema Gastrointestinal (8h)
– Estrutura e funções
– Trato gastrointestinal
– Secreção, digestão, absorção e excreção
– Regulação neuronal e endócrina
IV. Sistema endócrino (10h)
– Fundamentos gerais
– Principais eixos do sistema endócrino – abordagem global
– Sinalização hormonal
-Eixo hipotálamo-hipófise
-Tiroide
-Paratiroide e Homeostasia do Cálcio
-Suprarrenais
V. Sistema Reprodutor (8h)
– Estrutura e funções
– Reprodução sexual
– Regulação endócrina
– Sistema Reprodutor feminino
– Sistema Reprodutor masculino
– Fertilização, gravidez e parto
1ª frequência – 1,5 h
2ª frequência – 1,5 h
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Guyton, Hall. (2021). Textbook of Medical Physiology. Saunders. 14th Ed.
Berne, R., Levy, M. (2005). Principles of Physiology. Elsevier Mosby. 4th Ed.
Tresguerres, J. (2010). Fisiologia Humana. McGraw-Hill. 4th Ed.
Wander J., Sherman J., Luciano, D. (2001). Human Physiology. McGraw Hill. 8th Ed.
Medeiros, J.A.S. – Fisiologia Humana e Conceitos de Fisiopatologia
Machado, H. (2018) – Fisiologia Clínica. Lidel ed.
Seeley, R., Stephens, T., Tate, P. (2003). Anatomia e fisiologia. 6ª ed., lusociência.