Gestão dos Recursos Faunísticos

Nada a assinalar.

O processo de ensino e aprendizagem assenta em:

– aulas de apresentação e discussão dos conteúdos pelos docentes e pelos estudantes;

– identificação de espécies em sala e no campus da ESAC.

Conhecer a bio-ecologia dos diferentes grupos de animais vertebrados com importância florestal em Portugal e o papel que desempenham no ecossistema que integram;

Conhecer os aspetos básicos da anatomia dos principais grupos de vertebrados;

Conhecer os conceitos associados à caça e pesca, bem como as técnicas adequadas para exploração sustentável destas;

Conhecer os aspetos associados à sanidade animal e à segurança alimentar no que toca às espécies cinegéticas e piscícolas;

Conhecer os princípios básicos de gestão cinegética ao nível da gestão das populações, do habitat e dos predadores, e das relações com a Conservação da Natureza e outras atividades de Turismo de Natureza.

Módulo 1.

Conhecer a fauna silvestre: – a evolução dos vertebrados; espécies e grupos de espécies mais importantes; sua repartição geográfica e por habitats; biologia (anatomia, fisiologia, morfologia externa, etologia e sanidade animal) e ecologia dos diferentes taxa com particular relevo para as espécies com importância cinegética e para a pesca em águas interiores; espécies em perigo e medidas de proteção.

Módulo 2.

Caça: – introdução histórica; exploração cinegética (processos e meios de caça), relações com a Conservação da Natureza.

Pesca: – conceitos e legislação sobre pesca nas águas interiores, exploração piscícola.

Aspetos de higiene alimentar associada à caça e à pesca.

Ordenamento e gestão: – planos de gestão em zonas de caça; gestão das populações; controle de predadores; repovoamentos; técnicas de monitorização; índices de adequação de habitat (HSI); relações com outras atividades de turismo de natureza, como a observação de aves.

Avaliação Contínua
  • - Teste Teórco-Prático do módulo 1 - 50.0%
  • - Teste Teórco-Prático do módulo 2 - 50.0%
Avaliação Por Exame
  • - Exame Teórico-Prático - 100.0%

Almeida, N.F., Almeida, P.F., Gonçalves, H., Sequeira, F., Teixeira, J. e Almeida, F.F. 2001. Anfíbios e Répteis de Portugal. Guias Fapas. Fapas. Porto.

Beja, P., Borralho, R., Reino, L., Dias, S. e Carvalho, J. 2003. Culturas para a Fauna. ERENA, CEABN-ISA, ANPC. Lisboa.

Bolen, E.G. e Robinson, W.L. 2002. Wildlife ecology and management. Prentice Hall. New Jersey.

Bruun, B., Delin, H., e Svensson, L. 1993. Aves de Portugal e Europa. Fapas. Porto.

Cabral, M.J. (coord.) 2006. Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (peixes dulciaquícolas e migradores, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). ICN, Assírio & Alvim.

Costa, C.E. 1994. A Caça em Portugal. Vol. I e II. Editorial Estampa.

Cramp, S. (ed.). 1998. The complete birds of the Western Paleartic. Oxford University Press. Oxford. (em DVD). UK.

Cruz, M.J., Carretero, M.A., Teixeira, J., Palhas, J. e Alves, A. 2011. Construção e conservação de pontos de água para anfíbios. CBIO e Altri Florestal.

Fonseca, C. (Coord.). 2006. Gestão das Populações Cinegéticas e dos seus Habitats. Federação de Caça e Pesca da Beira Litoral, Coimbra.

Loureiro, A. Ferrand de Almeida,N. Carretero, M.A. e Paulo, O.S. (eds.) 2008. Atlas dos Anfíbios e Répteis de Portugal. 1ª edição, Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Lisboa.

MacDonald, D. e Barret, P. 1999. Mamíferos de Portugal e Europa. Fapas. Porto.

Mularney, K., Svensson, L., Zettertröm, D., Grant, P.J. 2022. Guia de Aves. SPEA e Assírio e Alvim.

Pereira, C.A. 1994. Espécies Aquícolas de Portugal Continental. DGF, Lisboa.

Silvy, N.J. (ed.) 2020. The Wildlife Techniques Manual. Bethesda, The Wildlife Society.

–Aves de Portugal–