Conhecimentos de Base Recomendados
não aplicável
Métodos de Ensino
As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão em duas componentes pedagógicas fundamentais:
– Componente teórica: exposição oral orientada para os conteúdos previstos;
– Realização de visitas de estudo.
Resultados de Aprendizagem
– Compreender a importância dos fenómenos artísticos à luz da evolução das artes, do design e da sociedade.
– Reconhecer as especificidades de uma obra ou expressão artística, fornecendo ligações relevantes que as relacionam com outras expressões ou domínios artísticos.
– Promover a cultura no aluno com exemplos de obras que se constituem como marcos históricos em diferentes períodos e movimentos da história da arte e do design.
– Sublinhar a importância da linguagem artística para a compreensão de outras abordagens curriculares, permitindo ao aluno uma melhor perceção do sentido dos seus estudos.
Programa
História da Arte
– A arte do mundo antigo
– O estilo gótico Internacional
– O Renascimento italiano e norte-europeu
– Romantismo e Realismo
– A era do Impressionismo
– Do Fauvismo ao non-sense dadaísta
– Arte Concetual
– Happening e Performance
– A relação Arte, Ciência e Tecnologia
– A interação no espaço virtual
– Post-Human, Pós-Estruturalismo, Pós-modernismo e Altermodernismo.
História do Design
Arte, artesanato e mecanização
– Os movimentos estéticos e a reforma do design
– O papel e a influência de Morris e Ruskin
– Mecanização e indústria
Indústria após a 1ª Guerra Mundial
– A escola de Ulm e da Bauhaus
– Arte, Design e Indústria
Modernismo
– Modernismo Internacional
– Cultura de massas e consumo
Progresso e democratização
– Novos materiais e produtos
– Política e pós-modernismo
– Design, Cultura e globalização
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Conteúdos programáticos - 70.0%
- - Capacidade de Comunicação - 30.0%
- - Frequência - 50.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Argan, G. (1992). Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras.
Bernard, M. (1998). Art, design and visual culture. London: McMilan Press Ltd.
Bourriaud, N. (2001). Esthétique relationnelle. Paris: Presses du Réel.
Goldberg, R. (2012). A Arte da performance – do Futurismo ao Presente. Lisboa: Orfeu Negro. Harris, P.; Ambrose, G. (2011). Design Thinking. Lisboa: Bookman
Janson, H. (1998). História da Arte, Lisboa: F.C. Gulbenkian FC.
Larsen, L. (et al.) (1999). A arte na viragem do milénio. Colónia: Taschen.
Lieser, W. (2010). Arte Digital. Potsdam: h.f.ullman.
Manzini, E. (2015). Design, When Everybody Designs – An Introduction To Design For Social Innovation. Cambridge MA: MIT PRESS LTD.
Norman, D. (2005) Emotional Design. New York: Basic Books.
Pradel, J-L. (2002). A arte contemporânea. Lisboa: Edições 70.
Tribe, M; JANA, R. (2010). New Media Art. Köln: Taschen.