Conhecimentos de Base Recomendados
não aplicável
Métodos de Ensino
6.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais: exposição oral centrada nos conteúdos previstos; estudo e apresentação de obras/produções; desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
6.2 Avaliação contínua
Os trabalhos a realizar serão em número máximo de 3 e a avaliação obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados.
Componente Teórico-prática e prática (Projetos Individuais) – 100%
A escala que consta na pauta de frequência, decorrente da avaliação contínua, é: 0 -20.
A UC apenas pode ser realizada por avaliação contínua.
Resultados de Aprendizagem
3.1 Adquirir e aprofundar conhecimentos teóricos, práticos estéticos e técnicos de ilustração e design gráfico, necessários à comunicação visual de conceitos/ideias;
3.2 Compreender, reconhecer e aplicar as relações entre ilustração e os princípios do design gráfico;
3.3 Saber analisar soluções alternativas em ilustração para um projeto de design, tendo em conta a mensagem visual a transmitir a um determinado público-alvo.
Programa
4.1 Ilustração e design gráfico
4.1.1 Áreas de atuação
4.1.2 Meios de atuação
4.2 Ilustração e princípios do design gráfico
4.2.1 Cor, tipografia e imagem
4.2.2 Sistema de grelha compositiva e layout
4.2.3 Hierarquia da informação
4.2.4 Formato e suportes
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Componente teórico-prática e prática - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Amell, C. (2016). Illustrated Packaging. Monsa
Bowie, S. (2011). Print &Pattern 2. Laurence King Publishing
Caldas, S. (2021). Palette Perfect for Graphic Designers and Illustrators: Colour Combinations, Meanings and Cultural References. Hoaki
Delgado, N. & Laserow, S. (2020). Making Posters. Bloomsbury Visual Arts
Heller, S. & Vienne, V. (2019). 100 Ideas that Changed Graphic Design. Laurence King Publishing
Malinic, R. (2016). Book of Ideas – a journal of creative direction and graphic design – volume 1. Brand Nu Ltd
Malinic, R. (2022). Book of Ideas – a journal of creative direction and graphic design – volume 2. Brand Nu Ltd
Monrad, P. (2022). Craft beer design – the design, illustration and branding of contemporary breweries. Die Gestalten Verlag
Victionary. (2020). Dot, line, shape: the basic elements of design and illustration.
Victionary. (2020). Packaged for Life: Beer, Wine and Spirits – Modern packaging design solutions for everyday products.
Victionary. (2020). Packaged F