Instrumentos de Ordenamento do Território

A frequência da unidade curricular não requer conhecimentos de base.

A metodologia de ensino a seguir basear-se-á na análise e reflexão crítica das dinâmicas territoriais, assim como na formulação de problemas práticos que serão aplicados aos municípios portugueses. Os jogos sérios, como o iPlan desenvolvido pela Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), também serão uma ferramenta pedagógica a usar ao longo do semestre, na medida em que contribui para a consolidação dos conteúdos lecionados.

Esta unidade curricular tem dois objetivos. O primeiro objetivo consiste na aquisição de conhecimentos dos vários instrumentos de gestão territorial à escala nacional, regional e municipal e respectivos âmbitos de atuação. O segundo objetivo pretende que, no fim desta unidade curricular, os estudantes sejam capazes de integrar equipas responsáveis pela elaboração, avaliação e acompanhamento dos instrumentos de gestão territorial.

1. Tipos de programas e planos, seus conceitos urbanísticos e seus níveis.

1.1 A organização territorial e a Lei de Bases do Ordenamento do Território

1.2 Modelo de organização territorial: atores e competências

1.3 Figuras legais de planos urbanísticos:

1.3.1. Escala territorial: dos programas nacionais aos planos municipais de ordenamento do território;

1.3.2. Programas Especiais de Ordenamento do Território;

1.3.3. Programas Setoriais de Ordenamento do Território;

1.3.4. A REN e a RAN.

2. O conteúdo estratégico do processo de planeamento: definição dos objetivos e programas

3. Processo de elaboração

3.1. Conteúdo;

3.2. Prazos;

3.3. Aprovação;

3.4. Ratificação;

3.5. Formalização.

4. Processos de consulta pública em instrumentos de gestão do território

5. Revisão de instrumentos de gestão do território

Avaliação por exame e trabalho
  • - Teste teórico - 70.0%
  • - Apresentação do trabalho prático - 5.0%
  • - Trabalho prático - 25.0%

Amado, M. P. (2005). Planeamento urbano sustentável. Caleidoscópio (eds). 234p., Lisboa.

Direção Geral do Território (2022) Relatório de Estado do Ordenamento do Território 2022. https://reot.dgterritorio.gov.pt/contents/homepage/reot-2022-16jun2023-versao-dp.pdf

Ferrão, J. (2019). O Programa Nacional da Política de Ordenamento do Território: da ideia à prática. Public Policy Portuguese Journal4(2), 7-11.

Governo da República Portuguesa (2014) Diário da República, Lei nº. 31/2014, de 30 de maio – Lei de Bases Gerais da Política Pública de Solos, de Ordenamento do Território e de Urbanismo

Kahila-Tani, M., Kytta, M., & Geertman, S. (2019). Does mapping improve public participation? Exploring the pros and cons of using public participation GIS in urban planning practices. Landscape and urban planning186, 45-55.

Krawchenko, T., & Tomaney, J. (2023). The Governance of Land Use: A Conceptual Framework. Land12(3), 608.

Marques, T. S., Saraiva, M., & Maia, C. (2019). Desafios dos Sistemas Urbanos Policêntricos no Novo Ciclo de Planeamento: O Caso de Portugal. RPER, (52), 7-24.

Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (2015). Diário da República, Decreto-Lei n.º 80/2015, de 14 de maio – Aprova a revisão do Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 380/99, de 22 de setembro

Oliveira, F. P. (2018). Planeamento urbanístico municipal, flexibilidade e oportunidades: uma perspectiva jurídica.  REVISTA ESMAT10(16), 97-122.

Stead, D. (2021). Conceptualizing the policy tools of spatial planning. Journal of Planning Literature36(3), 297-311.