Introdução aos Sistemas Florestais

Nada a assinalar

O curso está organizado em aulas teórico práticas que correspondem numa primeira parte a uma exposição teórica  e numa segunda parte a exercícios de aplicação prática sejam eles aulas de campo, discussão ou apresentação de temas.

Como resultado da aprendizagem os estudantes serão capazes de:

1) Reconhecer os componentes básicos das florestas;

2) Conhecer os principais recursos florestais e a diversidade de usos que a sociedade lhes confere

3) Identificar assuntos relevantes nos  diversos domínios das ciências florestais e recursos naturais, reconhecendo o contexto em que surgem e se desenvolvem e o conhecimento profissional necessário para os abordar.

Introdução ao estudo dos recursos florestais

Evolução histórica da utilização e gestão dos recursos naturais.

As florestas no mundo, e no continente europeu

As florestas em Portugal continental

O crescimento das árvores e a dinâmica das florestas

Os sistemas de silvicultura

As intervenções e operações florestais

Funções da floresta e bens e serviços proporcionados pelos ecossistemas florestais

As alterações climáticas e os distúrbios das florestas

Enquadramento institucional e a gestão dos recursos florestais

Temas de interesse e discussão na atualidade para a profissão

Autoridade Florestal Nacional. (2009). Instruções para o Trabalho de Campo do Inventário Florestal Nacional – IFN 2005/2006. AFN, Lisboa.

Direcção-Geral das Florestas. (2001). Inventário Florestal Nacional, Portugal Continental, 3ª Revisão. Ministério da Agricultura. Editideias.

Kangas A & Maltamo M. (2006). Forest Inventory – Methoodology and Applications. Springer.

Grebner, D. L., Bettinger, P., Siry, J. P., & Boston, K. (2021). Introduction to forestry and natural resources. Academic press. 429pp.

Monteiro A.A., Pereira S.J. & A.V. Correia. (2012). Silvicultura. Fundação Calouste Gulbenkian.

Potschin, M., Haines-Young, R., Fish, R., & Turner, R. K. (Eds.). (2016). Routledge handbook of ecosystem services. Routledge.

Smith M. (2018). The practice of silviculture. John Wiley & Sons.

Thomas P.A., Packman J.R 2007. Ecology of woodlands and forests: Description, Dynamics and Diversity. Cambridge University Press, 543. pp

Van Laar A & Akça A. (2007). Forest Mensuration. Springer.

Young A. R. e Giese L. R. 2003 Introduction to Forest Ecosystem Science and Management. 3ª edição. John Wiley & Sons, ISBN 0-471-33145-7. 589p

Outra bibliografia complementar fornecida durante as aulas para abordar aspetos específicos