Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
– Dinamização de sessões de natureza teórico-prática, alternando momentos de exposição teórica e tarefas práticas realizadas pelos estudantes na sequência dos conteúdos abordados;
– Utilização da plataforma em linha, onde serão disponibilizados os recursos materiais utilizados durante as sessões, outros documentos adicionais que auxiliem os estudantes a aprofundar conteúdos abordados em contexto educativo e espaços de interação virtual.
A avaliação respeita o estabelecido no Regulamento Interno da Escola Superior de Educação, pelo que os alunos poderão escolher uma das seguintes modalidades: avaliação por frequência ou avaliação por exame.
O exame realiza-se no final do semestre, versando sobre todos os conteúdos programáticos lecionados e sumariados. Apresenta-se sob a forma de uma prova escrita (sem consulta).
A avaliação por frequência assume um carácter contínuo, tomando-se em consideração a qualidade da participação dos estudantes nas atividades programadas, em particular nas sessões de trabalho durante as aulas, para além dos resultados obtidos com os produtos expressamente elaborados para a avaliação.
Constituem elementos de avaliação:
– Uma apresentação escrita e oral de uma proposta de mediação de leitura de texto literário para a infância (50%);
– Uma apresentação escrita e oral de uma proposta de mediação de leitura de texto literário para jovens/adultos(50%).
Resultados de Aprendizagem
– Perceber aspetos teóricos no domínio da Literatura Infantil e Juvenil (LIJ);
– Entender a especificidade, estatuto e etapas de evolução e tendências da LIJ;
– Analisar textos de tipologia diversa, detetando procedimentos gráfico-plásticos, discursivos, retórico-estilísticos, narratológicos e poético-simbólicos específicos;
– Compreender a relevância do adulto-mediador na criação de hábitos de leitura e na formação de leitores e refletir sobre estratégias de promoção e animação da leitura em contextos educativos não formais.
Programa
1. Literatura Infantil e Juvenil:
1.1. Conceito e diversidade terminológica;
1.2. Âmbito, legitimação e evolução do conceito;
1.3. A Literatura Infantil e a Literatura Juvenil.
2. Educação Literária, leitura e literatura;
3. Literatura de Tradição Oral e Literatura Infantil e Juvenil: Rimas infantis; poesia de autor; Contos tradicionais e contos de autor: versões, adaptações e reescrita;
4. Práticas e estratégias de leitura/narração em contextos educativos formais e não formais: Leitura em voz alta e narração oral; Leitura muldimodal.
5. Promoção e animação da leitura;
6. Propostas de leitura e de animação da leitura literária em contextos não formais: apresentação de trabalhos práticos.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Trabalho de síntese - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
AZEVEDO, F. (2006). Literatura Infantil e Leitores. Da Teoria às Práticas. Braga: IEC.
BALÇA, A. & M. PIRES (2013). Literatura infantil e juvenil. Formação de leitores. S/L.: Santillana.
CERRILLO, P. (2007). Literatura Infantil y Juvenil y educación literária. S/l.: Editorial Octaedro.
CERVERA, J. (1991). Teoría de la Literatura Infantil. Bilbao: Ediciones Mensajero.
COLOMER, T. (2010). Introducción a la literatura infantil y juvenil actual. Madrid: Síntesis.
MENDES, T. (2015). Vozes e Silêncio: a Poética do (Des)encontro na Literatura para Jovens. Madrid: Bubok.
PIRES, M. N. (2005). Pontes e Fronteiras. Da literatura tradicional à literatura contemporânea. Lisboa: Caminho.
RAMOS, A. M. (2012). Tendências contemporâneas da Literatura para a infância contemporânea. Porto: Tropelias e Companhia.
SILVA, S. R. (2012). Entre Textos – Perspectivas sobre a Literatura para a Infância e a Juventude. Porto: Tropelias e Companhia.