Máquinas e Infraestruturas de Defesa da Floresta Contra Incêndios

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos a adquirir em primeira mão.

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos estudantes, o processo de ensino aprendizagem assenta em:

1. Aulas expositivas;

2. Aulas práticas nas oficinas e em gabinete.

 

 

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os princípios gerais associados ao funcionamento de máquinas e equipamentos e à sua utilização, manutenção e reparação. Conhecer os diversos equipamentos associados à defesa da floresta contra incêndios.

2. Conhecer as diversas infraestruturas necessárias ao combate a incêndios. Compreender a concepção de um projeto de rede viária e de abastecimento de água. Saber os vários passos construtivos na implementação de redes viárias de abastecimento de águas. Dominar as diversas operações de manutenção das infraestruturas.

Programa

Motores (constituição e funcionamento. Sistemas de admissão, alimentação, lubrificação, arrefecimento e eléctrico); Tractores e maquinaria afim (pneumáticos, sistema de transmissão, direcção, travões, sistema hidráulico); Equipamentos (alfaias, destroçadores, equipamento de exploração). Apresentação das principais infraestruturas fundamentais ao combate a incêndios florestais; Rede viária florestal. Objectivos, concepção, delineamento, composição, hierarquia da rede viária e sua implementação. Aspectos construtivos dos caminhos florestais. Integração da rede viária e da rede divisional florestal; Manutenção da rede viária florestal. Operações de limpeza e proteção. Estudo particular da drenagem dos caminhos florestais. Implantação de valetas, drenos transversais, passagens hidráulicas e atravessamentos de linhas de água; Estudos da rede de abastecimento de água para combate a incêndios florestais. Pontos de água naturais e artificiais. Estruturas fixas.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

MDADR, Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas – Mecanização Agrícola, volume I, Motores e Tratores. DGADR, Lisboa, 271 pp. 2007.

BRIOSA, F. – Glossário ilustrado de mecanização agrícola. Galucho, Sintra, 391 pp. 1984.

Manual de Silvicultura para Prevenção de Incêndios. DGF, Lisboa 2002

Planeamento de Ações na Rede de Infraestruturas. DGRF, Abril 2007

Forest Road Engeneering Guidebook. British Columbia, June 2002.