Conhecimentos de Base Recomendados
Esta unidade curricular não requer conhecimentos prévios adquiridos noutras UCs do plano de estudos.
Todavia, o domínio de algumas ferramentas de pesquisa poderá auxiliar na concretização dos desenvolvimentos propostos.
Métodos de Ensino
A metodologia de ensino será expositiva na apresentação e fundamentação dos principais conceitos e conteúdos, alternando com uma metodologia centrada na resolução de problemas e momentos de desenvolvimento de pesquisas bibliográficas.
Serão ainda integrados vários seminários e aulas abertas que procuram trazer temas da atualidade e incentivar a criatividade dos alunos na procura das temáticas para os seus trabalhos de investigação.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como principais objetivos:
O1 – desenvolver e capacitar os alunos com instrumentos e conhecimentos que os auxiliem na realização de uma dissertação de natureza científica, de um trabalho de projeto ou de um estágio de natureza curricular, objeto de relatório final.
O2 – analisar várias metodologias de elaboração de um trabalho de investigação científica;
O3 – apreciar e discutir artigos científicos e técnicos relacionados com as unidades curriculares do curso.
Esta unidade curricular contará com a participação dos docentes do curso.
Cada docente lecionará ou acompanhará o desenvolvimento de um trabalho suportado num ou mais artigos científicos no âmbito da unidade curricular de que são responsáveis.
Em termos de competências a adquirir, o aluno deverá ser capaz de:
C1 – Conhecer técnicas de desenvolvimento de um trabalho de investigação científico;
C2 – Pesquisar artigos científicos e técnicos do âmbito do curso;
C3 – Analisar e discutir artigos científicos e técnicos do âmbito do curso.
Programa
1. Metodologias de desenvolvimento de um trabalho de investigação científica.
1.1. Metodologias de pesquisa bibliográfica.
1.2. Metodologias para o desenvolvimento de uma tese.
1.3. Metodologias de disseminação de trabalho científico.
2.. Técnicas de tratamento e análise de dados.
3. Seminários/aulas abertas para motivar o trabalho de investigação e promover a aplicação prática dos temas de investigação proporcionados pelo curso.
3.1 Research Idea – interesses de investigação dos docentes do mestrado,
3.2. Investigar em TI- roadmap para o sucesso – ex-alunos do mestrado e orientador
3.3. Especialista de reconhecido mérito nas áreas científicas do mestrado e outros convidados.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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As referências bibliográficas são disponibilizadas em cada unidade modular do Programa de MIC. Acrescem ainda as seguintes referências:
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Bibliografia Principal
[1] Amaro, A.C.S., Elementos de Apoio às MIC, Materiais de Apoio- Plataforma Académica Nónio, 2020.. Contempla todos os elementos, de produção própria, para suporte pedagógico à UC de MIC.
[2] Biju Dharmapalan (2012), SCIENTIFIC RESEARCH METHODOLOGY, Alpha Science International Ltd. Edition (UK), EAN 9781842657379.
[3] João Ruas (2017), Manual de Metodologia de Investigação, Monografias, Dissertações e Teses, 5.ª Edição, EAN 978-9896700881; ISBN 9789896700881, Escolar Editora.
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Bibliografia Complementar
[4] Lidia Raquel Louback Paranhos (2018), Metodologia da pesquisa aplicada à tecnologia, SESI SENAI Editora, São Paulo, Brasil.
[5] Margarida Pocinho (2012), METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO CONHECIMENTO, EAN 978-9727579167, ISBN 978-972-757-916-7, Lidel – Editora.
[6] Marie-Fabienne Fortin (2009), FUNDAMENTOS E ETAPAS NO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO Editor Lusodidacta, EAN 978-9898075185, ISBN 9789898075185.
[7] Newbold, P., Carlson, W. e Thorne, B., Statistics for Business and Economics, Prentice Hall, 5ª ed., Prentice Hall, 2003.
[8] Severino, A.J. , Metodologia do trabalho científico, Cortez Editora, 23ª Edição, 2013. (https://docero.com.br/doc/xn500, disponível em 15-05-2020)