Metodologias de Investigação em Teatro

Diferenciação entre metodologias de investigação;

Conhecimento das Art Based Research e dos seus processos de investigação.

As aulas assumem carácter dinâmico, integrando: 1) combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análises críticas na área tetral; 2) trabalhos práticos de aplicação.

Os estudantes poderão optar por avaliação contínua ou por avaliação por exame. A avaliação contínua inclui: 1) apresentação de uma revisão da literatura sobre um tema relacionado com o teatro (50%); e 2) apresentação de uma estrutura de processo de investigação com base nas Art Based Research. (50%).

A avaliação por exame inclui um teste escrito sobre todos os conteúdos da unidade curricular (100%).

1.Conhecer e aplicar os procedimentos das metodologias de investigação com foco nas Art Based Research.

2.Identificar problemas, construir e fundamentar um projeto de investigação;

3.Selecionar a população-alvo e a amostra/ participantes;

4.Interpretar a informação recolhida e comunicar os resultados de investigação a públicos diferenciados;

5.Fundamentar a prática profissional apoiada em evidência científica.

1. Metodologias de Investigação -modelos de construção de conhecimento

2. Art Based Research;

3. A/r/tografia

4. O processo de investigação/ como estruturar um projeto de investigação/ intervenção/ avaliação: etapas e respetivos procedimentos.

3. Credibilidade/ validade da Investigação.

6. O relatório de investigação/ artigo científico.

Avaliação Contínua
  • - Apresentação de uma estrutura de processo de investigação com base nas Arte Based Research - 50.0%
  • - Apresentação de uma revisão da literatura sobre um tema relacionado com o teatro - 50.0%
Exame Final
  • - Exame - 100.0%

American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7.th ed.). APA

Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Edições 70

Barone, T., & Eisner, E. (2012). Art based research. London: SAGE.

Dias, B., & Fernández, T. (2017). A investigação baseada em arte (IBA) e a investigação educacional baseada em arte (IEBA): Quatro questionamentos baseados nas concepções de arte e artista. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília, 16 (12), 2447-2484.

Dias, B. (2013). A/r/tografia. Santa Maria: UFSM.

Hébert, M.L., Goyette G., & Boutin, G. (2005). Investigação qualitativa: Fundamentos e práticas. Lisboa: Instituto Piaget.

Irwin, R. (2013). Pesquisa educacional baseada em arte: Artografia. Santa Maria: UFSN.

McNiff, S. (2007). Arts based research. In G. Knowlws (Eds.), Handbook of the arts in qualitat