Microbiologia Clínico-Laboratorial II

Conhecimentos de Base Recomendados

Microbiologia Clinico Laboratorial I

Métodos de Ensino

A componente teórica, apesar de predominantemente expositiva, de modo a facultar a informação inerente aos temas a abordar, pretende também explorar, sempre que oportuno, a intervenção dos alunos e a discussão de tópicos, ou casos clínicos, desde que pertinentes face às temáticas a desenvolver. Na componente de Prática-Laboratorial será preponderante a aplicação individual, por parte dos alunos, dos procedimentos laboratoriais previstos. Os resultados observados serão discutidos e avaliados em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos sobre:
• Avaliação microbiológica de amostras biológicas contemplando processo de recolha, acondicionamento e processamento laboratorial; Conceitos básicos de fungos e patogénese de doenças fúngicas; Classificação de micoses e respetivo diagnóstico laboratorial; Conceitos básicos de parasitas e patogénese de doenças parasitárias; Diagnóstico laboratorial de doenças parasitárias.

 Pretende-se também que o aluno esteja apto a:
• Proceder à análise microbiológica de diversas amostras biológicas tendo em conta a identificação e caracterização de suscetibilidade do(s) agente(s) bacteriano(s) responsável(eis) pelo processo de infeção; Proceder ao exame laboratorial de amostras biológicas para estudo de micoses clínicas relevantes; Proceder ao exame laboratorial de amostras biológicas para estudo de parasitoses relevantes.

O aluno deverá ainda adquirir competências para:
• Escolher os procedimentos laboratoriais que, de acordo com cada situação e recursos disponíveis, possam melhor contribuir para o objetivo pretendido; Reconhecer as vantagens e desvantagens inerentes aos procedimentos aplicados; Integrar-se na rotina laboratorial de um Laboratório de Microbiologia, facto que permitirá ao aluno frequentar o estágio de Microbiologia previsto na sua formação.

Programa

Programa Teórico
1-Estudo microbiológico de produtos biológicos.

Processos de recolha, acondicionamento e processamento laboratorial necessários para a análise microbiológica de diversos produtos biológicos:

  1. Uroculturas,
  2. Exsudatos superficiais e profundos,
  3. Outros líquidos orgânicos,
  4. Hemocultura,
  5. Expetoração (e BAAR),
  6. Coprocultura
  7. Outro tipo de amostras…

2- Micologia Clínica

  1. Patogénese de Doenças Fúngicas,
  2. Conceitos básicos sobre os fungos de interesse clínico.
  3. Classificação de micoses e respetivo diagnóstico laboratorial: micoses cutâneas, sistémicas, oportunistas.
  4. Antifúngicos e fenómenos de resistência

3- Parasitologia Clínica

  1. Patogénese das doenças parasitárias,
  2. Introdução à parasitologia clínica e ao diagnóstico laboratorial de parasitoses: Intestinais e urogenitais, sangue e tecidos.
  3. Nemátodos, tremátodos, céstodos e artrópodes
  4. Antiparasitários

Programa da Prática Laboratorial
1-Estudo microbiológico de amostras biológicas: urina, exsudados, LCR, hemocultura, expectoração, coprocultura – exame cultural e diferenciação do agente causador de infeção

2-Diagnóstico laboratorial de micoses: cutâneas, sistémicas e oportunistas – observação microscópica, exame cultural e diferenciação do agente causador de infeção.

3-Diagnóstico laboratorial de parasitoses: intestinais e sangue, realização de técnica de concentração (Ritchie), observação microscópica e testes para a pesquisa de antigénios

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia primária

Murray, PR; Rosenthal, KS; Pfaller, MA. (2010) Microbiologia Médica. 6ª ed. MOSBY ELSEVIER, Rio de Janeiro

Ferreira, WFC, Sousa, JCF, Lima, N (2010). Microbiologia, ed. LIDEL, Lisboa

Barroso H, Taveira N, Meliço-Silvestre A (2014). Microbiologia Médica (1 e 2), ed. LIDEL, Lisboa

Madigan, MT Martinho, JM, Dunlap, PV, Clark, DP (2009). Brock – Biology of microorganisms, 12th ed, Pearson International Edition, Pearsons Benjamin Cummings, USA

Krasner, RI (2010). The Microbial Challenge – Science, Disease and Public Health, 2nd ed, Jones and Bartlet Publishers, UK

G. J. Tortora, B. R. Funke, C. L. Case. (2000) Microbiologia, 6ª ed. Artmed Editora. Porto Alegre. Brasil.