Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As aulas alternam entre a apresentação de e discussão de conteúdos e a elaboração de trabalho prático sobre perspetivas comtemporâneas da cidade. A aquisição de conhecimente será avaliada pela elaboração de um exame (conteúdos) e pela qualidade e grau de desenvolvimento do trabalho prático. Os trabalhos práticos devem ser apresentados perante os colegas e convidados externos convidados.
Resultados de Aprendizagem
Após a conclusão desta Unidade Curricular, o estudante deverá ser capaz de:
a. Aprofundar o conhecimento e enquadramento histórico da cidade através do tempo numa perspectiva de intervenção no tecido urbano.
b. Reflectir sobre os pressupostos teóricos e os modelos urbanos dominantes.
c. Estimular a compreensão da cidade e dos territórios urbanizados como fenómeno resultante da organização do espaço colectivo decorrente da estrutura económica, social e política. A cidade, sua reutilização e reconversão como estratégia de requalificação espacial.
d. Desenvolver a aptidão para a análise e avaliação da forma urbana, relacionando-a com traçados e malhas, programas correntes e excepcionais.
Programa
1) A História das cidades para valorizar a cultura e informar o futuro.
2) Conceito de cidade e os grandes períodos da História.
3) O início da História e as primeiras cidades.
4) Formas Urbanas – conceito genérico.
5) Formas Urbanas – a forma orgânica.
6) Formas Urbanas – a forma clássica.
7) Formas Urbanas – a forma cidade-jardim.
8) Formas Urbanas – a forma moderna.
9) Formas Urbanas – a forma urbano-rural.
10) Qual o futuro do modelo urbano? Vantagens e desvantagens.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Alexander, C., Ishikawa, S., Silverstein, M., Jacobson, M., Fiksdahl-King, I., & Shlomo, A. (1977). A pattern language: towns, buildings, construction. Oxford University Press.
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Benévolo, L. (1994). A Cidade na História da Europa. Presença.
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