Movimento e Dança

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A formação será orientada pela intervenção prática do conhecimento corporal, possibilitando a descoberta e potencialidades do corpo, bem como as capacidades e os seus limites. Os conteúdos serão abordados em combinações com nível crescente de complexidade e tratados a estabelecer interligações entre o conhecimento teórico (exposição e diálogo), a experimentação, a criação e observação/análise.

Esta unidade curricular eminentemente prática será de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores]:
1) Provas práticas- desempenho corporal/expressivo dos exercícios/frases de movimento (70%)
2) Trabalho laboratorial- composição coreográfica (20%)
3) Participação presencial (10%)
Ao abrigo do ponto 8 do 13ºartigo do Regulamento Académico do 1ºCiclo de Estudos da Esec, o estudante deverá cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame de recurso: ter frequentado 60% das aulas e uma classificação de 50% no item 1) e de 40% no item 2).
O exame será uma prova prática.

Resultados de Aprendizagem

1. Proporcionar o conhecimento e o controlo do corpo, que permita alcançar e desenvolver a espontaneidade corporal, na sua totalidade ou ao nível segmentar, através da vivência prática de diferentes formas de dança.
2. Desenvolver a capacidade criativa cinética, utilizando o corpo para expressar ideias, sentimentos, sensações e pensamentos, pela recriação de movimentos e de formas coreográficas da dança.
3. Dominar competências de observação e reflexão sobre o desempenho do corpo conducentes às capacidades de detetar fatores limitativos e prescrever formas de superar erros de execução.
4. Conhecer a terminologia referente aos conteúdos da disciplina.

Programa

1.Contextualização e caracterização das diferentes formas de dança
2. Posições de pés em paralelo e en dehors
3. Posições de braços características das técnicas de dança
4. Demi-pliés (simples, com contrações e com espiral)
5.Grand pliés
6.Relevés e rises
7.Battements (tendus – simples e com transferência de peso e glissés)
8.Grand battements
9.Sautés
10. Walk (simples, com plié, com espiral e triplet – simples e com voltas)
11.Run
12.Galops
13.Bounces
14.Bends
15.Streches
16.Breathings
17.Contracção
18.Isolations
19.Side falls
20.Leap
21.Skip
22.Movimentos/solo como suporte
23.Ligação/conexão entre partes do corpo
24.Quedas, voltas, espirais, saltos e posições invertidas
25.Contactos
26.Frases e composição de movimentos

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Desempenho corporal/expressivo dos exercícios/frases de movimento - 70.0%
  • - Composição Coreográfica - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Acohan, R. (1990). The dance workshop. Unwin Paperbacks.
Giguere, M. (2014). Beginning modern dance. Human Kinetics.
Gil, J. (2001). Movimento total. O corpo e a dança. Relógio D’Água Editores.
Hammond, S. (2004). Ballet Basics. Mcgraw-Hill.
Hatchett, F. & Gitli, N. (2000). Frank Hatchett´s jazz dance. Human Kinetics.
Lepecki, A. & Joy, J. (eds.) (2009). Planes of composition: dance, theory, and the global. Seagull.
Newlove, J. (1993). Laban for actors and dancers. Routledge.
Reeve, J. (2011). Dance Improvisations: Warm-Ups, Games and Choreographic tasks. Human Kinetics