Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1 – Método expositivo: método explicativo onde fundamentos teóricos e conceito são apresentados pelo professor e discutidos com a turma, seguido de exemplos demonstrativos;
2 – Método experimental: método activo onde o aluno desenvolve o conhecimento através da resolução problemas e o desenvolvimento de projectos laboratoriais individuais ou em dinâmica de grupo.
Cada aula será composta por dois momentos:
1 – Exposição introdutória: No início da aula o docente expõe e discute com os alunos os novos conteúdos em estudo;
2 – Aplicação prática: Após a exposição introdutória, os alunos desenvolvem fichas de trabalho e resolução de problemas, individualmente e em conjunto, para aplicação prática dos novos conceitos, de forma autónoma e sob a orientação do docente;
Resultados de Aprendizagem
Parte I – Executar processos de aquisição e manipulação de dados multimédia assim como construir aplicações multimédia utilizando as mais recentes ferramentas e tecnologias.
Parte II – Executar processos de criação, modelação e manipulação de conteúdos 2D e 3D.
No final do semestre os alunos deverão ser capazes de interpretar, construir e compor conteúdos em 2D e 3D e desenvolver aplicações nas quais estes conteúdos sejam utilizados.
Programa
Parte I – Multimédia
Introdução à multimédia: Aquisição, criação e edição de conteúdos multimédia.
a) Imagem: processos de aquisição, noções de compressão de imagem, imagem bitmap vs. vetorial, principais formatos de imagem
b) Áudio: processos de aquisição, noções de compressão de áudio, principais formatos de áudio
c) Vídeo: processos de aquisição, noções de compressão de vídeo, principais formatos de vídeo
Desenvolvimento de aplicações que envolvam a manipulação de conteúdos multimédia.
Parte II – Computação gráfica
Introdução à computação gráfica
a) Criação e manipulação de gráficos 2D e 3D
b) Modelação e manipulação de objectos em 3D
Desenvolvimento de aplicações que envolvam a manipulação de conteúdos multimédia 2D e 3D.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Trabalho prático individual - 65.0%
- - Uma prova escrita individual - 35.0%
- - Trabalhos individuais - 75.0%
- - Uma prova escrita individual - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Pereira, J. M., Brisson, J., Coelho, A., Ferreira, A., & Gomes, M. R. (2018). Introdução à Computação Gráfica. FCA
Marques, M. P. (2004). Sistemas e Técnicas de Produção Áudio. FCA
Ribeiro, N. M. (2012). Multimédia e Tecnologias Interativas. FCA.
Ribeiro, N., & Torres, J. (2009). Tecnologias de compressão multimédia. FCA
Costa, E. (2015). Programação em Python Fundamentos e Resolução de Problemas. FCA