Conhecimentos de Base Recomendados
É recomendado que os alunos tenham conhecimentos prévios de estatística e sistemas de informação geográfica
Métodos de Ensino
As aulas são destinadas à apresentação e discussão dos diferentes assuntos que compõem o programa da disciplina, incentivando uma aprendizagem ativa e participativa. O método expositivo será usado no sentido de promover o domínio de conceitos e princípios fundamentais do planeamento da mobilidade. A par do método expositivo, também será usado o método interrogativo no sentido de incrementar o espírito de reflexão. Neste contexto, é desejável que as respostas possam ser encontradas pela turma. Além disso, o método demonstrativo desempenhará um papel relevante na motivação dos alunos para a realização de tarefas. A resolução de problemas de cariz prático será decomposta em operações elementares. Nas fases sequentes à aplicação do método demonstrativo será aplicado o método ativo através da formulação de problemas práticos que possam ser resolvidos por todos os alunos.
Resultados de Aprendizagem
Fornecer uma visão global e integrada das oportunidades e dos problemas decorrentes da transformação significativa que se tem verificado ao nível da mobilidade. Promover uma consciêncla e reflexão crítica dos alunos sobre a importância do planeamento da mobilidade, bem como das diversas políticas e instrumentos existentes (a diferentes escalas) neste domínio de atuação
Programa
I – Importância do Planeamento da Mobilidade. Clarificação de conceitos. II – Mobilidade e sistemas de transportes. III – Modelos de avaliação de mobilidade e acessibilidade. IV – Mobilidade e ordenamento do território. V – Políticas e instrumentos nas áreas da mobilidade e acessbilidades da escala europeia à escala local. VI – Discussão de estudos de caso.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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