Planeamento Estratégico e Coesão Territorial

Conhecimentos de Base Recomendados

Ao longo do período de letivo, e de acordo com o conteúdo programático exposto, serão realizados exercícios práticos, no sentido de consolidar os conhecimentos transmitidos. Estes exercícios respeitam, genericamente, a situações simuladas e próximas da realidade, sendo suportados nos modelos e técnicas estudadas. É recomendado que os alunos tenham conhecimentos base de inglês, finanças públicas e economia. 

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e Diálogo;

2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;

3) Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Trabalhos em Grupo.

 

Resultados de Aprendizagem

A disciplina de Planeamento Territorial tem por objetivo contribuir para a formação interdisciplinar dos alunos, proporcionando-lhes conhecimentos e capacidade de refletir criticamente sobre:

a) O exercício de planeamento do território;

b) O contributo para os desafios societais;

c) A resposta aos processos de transição ambiental e climática;

c) A evolução dos instrumentos de planeamento.

Programa

1. O quadro conceptual, regulamentar e normativo para a atividade de planeamento:  conceito, objetivos e escalas de intervenção; dinâmicas territoriais; ciclos de planeamento; planeamento estratégico; atores relevantes

2. O sistema de planeamento em Portugal: repartição de competências pelos níveis central, regional e municipal; Instrumentos de gestão territorial

3. A atividade de planeamento como resposta aos principais desafios de desenvolvimento da sociedade contemporânea: desafios para o futuro (coesão territorial, demografia) e novas abordagens; problemáticas e metodologias, objetivos e limitações.

4. As experiências de política e prática de reforço da coesão territorial em diferentes contextos regionais/locais: dinâmicas territoriais, diagnóstico, atores e de redes

5. Estudo de caso regional: PROT

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por exame
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Exame - 70.0%
Avaliação por frequência
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Frequência - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Alves, R. A. (2007). Políticas de Planeamento e Ordenamento do Território. FCG

Ascher, F. (2010). Novos princípios do Urbanismo seguido de Novos Compromissos Urbanos. Livros Horizonte

CEMAT (2011). Glossário do Desenvolvimento Territorial. DGOTDU.

Ferrão, J. (2011).O Ordenamento do Território como Política Pública. FCG.

Fonseca Ferreira, A. (2007). Gestão Estratégica de Cidades e Regiões (2.ªed.). Fundação Calouste Gulbenkian.

Governo de Portugal (2015). Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial.

Governo de Portugal (2018/2019). PNPOT.

Hall, P.(2002). Urban and Regional Planning. Routledge.

Needham, B. The New Dutch spatial planning act: Continuity and change in the way in which the Dutch regulate the practice of spatial planning. Planning Practice and Research.

Newman, P. ,Thornley, A. (1996). Urban Planning in Europe: international competition, national systems and planning projects. Routledge.

Labord, P. (1999). Les espaces urbains dans le monde. Nathan Université, Poitiers.

Lopes, A. S. (1984). Desenvolvimento Regional: problemática, teoria, modelos. Fundação Calouste Gulbenkian.