Política e Certificação Florestal

Não existem pré-requisitos.

Aulas teórico/práticas, com realização de trabalhos práticos (na área florestal do campus da ESAC para recolha de dados e utilização dos instrumentos, na sala para processamento de informação). Orientação tutorial para acompanhamento da aprendizagem e utilização de instrumentos.

Pretende-se habilitar o aluno com conhecimentos sobre: – A conservação e valorização dos ecossistemas florestais e do ambiente no espaço rural; – A otimização e racionalização da gestão dos recursos florestais; – A articulação da estratégia florestal com o desenvolvimento rural sutentável; – A promoção do desenvolvimento económico e social sustentável; O aluno de adquirir as seguintes competências: 1 – Conhece o enquadramento histórico dos aspetos relevantes do desenvolvimento local e sustentável e as diferentes perspetivas e vias para a sua concretização; 2 – Compreende as implicações sociais e ambientais das propostas técnicas; 3 – Reconhece a importância da participação pública nos processos de planeamento, tomada de decisão e execução de projetos e planos; 4 – Conhece os principais sistemas de certificação a nível nacional e internacional; 5 – Conhece as exigências da aplicação e monitorização dos sistemas de certificação ambiental dos espaços florestais e naturais.

1 – Desenvolvimento sustentável e economias em desenvolvimento.

2 – Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade ambiental.

3 – Os recursos florestais no desenvolvimento rural.

4 – A sustentabilidade da floresta portuguesa.

5 – Certificação florestal

Avaliação por exame
  • - Exame teórico - 50.0%
  • - Exame prático - 50.0%
Avaliação contínua
  • - Trabalho teórico/prático - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%

Andersen, F., Birot, Y., Paivinen, R., (eds.) (2004) Towards the sustainable use of Europe’s forests – Forest ecosystem and landscape research: Scientific Challenges and Opportunities. European Forest Institute, EFI Porceedings nº 49, 2004, 322 pp.

Bass, S., () La certification des Forests. EFI, 36 pp.

Bergh, J., (1996) Ecological economics and sustainable development.Theory, methods and applications. Edward Elgar Publications, 312 pp

Buttoud, G., Soberg, B., Tikkanen, I., Pajari, B., (2004) The evaluation of forest policies and programmes. European Forest Institute, EFI Proceedings, nº52, 216 pp.

Franc, A., Laroussinie, O., Karjalainen, T. (eds) (2001) Criteria and indicators for sustainable forest management, at forest management unit level. European Forest Institute, EFI Proceedings, nº 38, 277pp.

Niskanen, A., Vayrynen, J., (eds) (2001) Economic sustainability of small-scale forestry. European Forest Institute. EFI proceedings, nº 36, 290pp.

Nmetz, P., (1992) Emerging issues in forest policy. UCB Press, Cancouver, 573pp.

Upton, C., and Bass, S., (1995) The forest certification handbook. Earthscan Publications, Lda, London, 219pp.