Conhecimentos de Base Recomendados
Não se aplica.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas expositivas (8h): para apresentar os temas/conteúdos, levantar problemas e facilitar a abordagem dos alunos;
Aulas teórico-práticas (17h): Análise crítica de programas e projetos, de pesquisa e de trabalho em grupo;
Estudo individual.
Material de apoio: cópia dos slides, assim como outro suporte bibliográfico.
Resultados de Aprendizagem
Competências académicas a adquirir nesta UC:
Aquisição de um nível de conhecimento que permita analisar de forma crítica e sistemática a evidência disponível e encontrar soluções no âmbito da prescrição do exercício para promover a saúde e redução dos riscos ao longo da vida;
Compreender os níveis de prescrição e, de acordo com os mesmos, implementar programas personalizados de atividade física/exercício;
Explicar porque a adesão aos programas de exercício é problemática e desenvolver competências para a promover;
Capacidade para aplicar a evidência na planificação, organização e aplicação de programas personalizas de exercício, com base nas características do exercício e nas técnicas de ensino para mudança de comportamento, para garantir resultados em saúde das populações/indivíduos em diferentes grupos etários;
Capacidade para criar e aplicar metodologias de investigação para estudar o efeito dos programas de exercício no âmbito da promoção da saúde e redução dos riscos ao longo da vida.
Programa
Fisioterapia na Promoção da Saúde e na Redução do Risco de Doenças de Comunicação Não-Obrigatória (NCD)
Prescrição de Exercício para a Promoção do Envelhecimento Ativo
Fatores motivacionais e adesão aos programas de atividade física/exercício de longa duração
Estratégias para desenvolver programas efetivos de exercício em grupo e individuais – o que sugere a evidência:
Modo/Tipo
Frequência
Intensidade
Duração/Tempo
Componentes (aquecimento, condicionamento, alongamento, arrefecimento)
Estratégias de ensino do exercício
Níveis de prescrição de atividade física/exercício
Técnicas de ensino individuais e em grupo para programas de mudança de comportamento
Adaptação do exercício para pessoas com alterações sensoriais, cognitivas, de comunicação, motoras, outras
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Principal:
American College of Sports Medicine. ACSM´s guidelines for exercise testing and prescrition. 8th ed. Philadelphia, Baltimore, New York, etc.: Wolters Lumer Lippincott Williams & Wilkins, 2010.
HEPA Europe (2005) The European Network for the Promotion of Physical Activity. 1st meeting of the Network, Gerlev, Denmark, 26–27 May 2005 (report on the Internet). HEPA Europe, Rome.
Physical Activity Guidelines Advisory Committee. PAGC Report, 2008. Washington, DC: U.S. Dept of Health and Human Services, 2008
Swedish National Institute of Public Health. (2010). Physical Activity in the Prevention and Treatment of Disease. Professional Associations for Physical Activity, Sweden (http://www.fyss.se)
Secundária:
A scientific statement from the American Heart Association Council on Clinical Cardiology and Council on Nutrition, Physical Activity and Metabolism. Circulation 2007;116:572-84.