Projeto de Produtos e Serviços

Conhecimentos de Base Recomendados

Engenharia da Qualidade, Marketing

Métodos de Ensino

Aulas de apresentação de conteúdos teóricos expositivas. Aulas práticas de análise da evolução dos projectos.

Resultados de Aprendizagem

Ser capaz de: a. Desenvolver estratégias de planeamento de portfólios de produto; b. Identificar das necessidades do cliente; c. Definir especificações de produtos; d. Gerar conceitos; e. Testar conceitos com metodologias adequadas; f. Desenhar produtos robustos; e g. Estimar custos de novos produtos.

Programa

1. Comportamento dos consumidores
2. Processos de desenvolvimento de portfólio de produtos e organizações
3. Planeamento de produtos – timing e estratégias
4. Identificação das necessidades dos clientes – ferramentas de pesquisa de mercado
5. Especificações do produto
6. Geração de conceitos
7. Selecção de conceitos
8. Teste de conceitos
9. Projeto robusto via Métodos de Taguchi – introdução ao design de experiências
10. Estimativa de custos de produção

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por projectos
  • - Relatório - 60.0%
  • - Apresentações sumativas e discussões - 20.0%
  • - Apresentação final - 20.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Kotler, P., Keller, K. L. Administração de Marketing, 12.ª Ed., Pearson (2006) , Cota: 2A-3-23 (ISEC) V.1º v. – 05678; 2A-3-24 (ISEC) V.2º v. – 06999; 2A-3-25 (ISEC) V.3º v. – 07000

Mitra, A. Fundamentals of Quality Control and Improvement, 3rd. Ed., Willey (2012) , Cota: 2A-8-20 (ISEC) – 09357

 Otto, K., Wood, K. Product Design – Techniques in Reverse Engineering and New Product Development, Prentice Hall (2001)  (não existe na base)

 Pires, A.R. Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos, Edições Sílabo (1999)  (não existe na base)

Raghavarao, D., Wiley, J.B., Chitturi, P. Choice-based Conjoint Analysis – Models and Designs, CRC Press (2011)  (não existe na base)

Rosenau Jr., M.D. The PDMA Handbook of New Product Development, John Willey & Sons (1996) (não existe na base)

 Ulrich, K.T., Eppinger, S.D. Product Design and Development, 4th. Ed. McGraw-Hill (2008), Cota:  2A-4-69 (ISEC) – 12803