Conhecimentos de Base Recomendados
O aluno deverá ter conhecimento das diferentes ajudas técnicas e dos sistemas de apoio à escuta, da patologia do sistema audiovestibular, bem como de psicologia das relações inter- pessoais.
Métodos de Ensino
– Avaliação contínua.
– Avaliação escrita com o peso de 75% da matriz T/P e trabalho de grupo, apresentado na aula, com o peso de 25%
da matriz T/P. A nota da avaliação escrita deverá ser de pelo menos 8 valores.
– A componente T/P tem um peso de 70% na nota final.
– Avaliação prática, em dois momementos, com o peso de 30% na nota final.
– O aluno para ser admitido a exame deve ter a nota prática igual ou superior a 9,5 valores.
Resultados de Aprendizagem
Adquirir metodologias de intervenção em reabilitação auditiva em equipas interdisciplinares.
Programa
Definição de reabilitação e reabilitação auditiva (RA) -2h
Importância da RA; Privação, estimulação precoce, plasticidade cerebral; Tipos de RA; Limitações da RA -2h
Factores Psicológicos e educacionais na motivação na RA -2h
Impacto da deficiência auditiva no índividúo; Aplicação de escalas de desvantagem -4h
Factores éticos e económicos -2h
Avaliação audiológica; Análise das expectativas -2h
Relação custo/beneficio nos difentes tipos de ajudas técnicas -2h
Conselhos para um melhor uso/manutenção das ajudas técnicas; Importância do seguimento; Aplicação de
escalas de satisfação -4h
RA na criança e a sua avaliação audiológica; Contributo do Audiologista na equipa interdisciplinar; Sistemas de
apoio à escuta nas salas de aulas; Integração da criança com deficiência auditiva no sistema de ensino -4h
Diferentes graus e tipos de surdez na re(h)abilitação -2h
Apresentação dos trabalhos de grupo -2h
Avaliação -2h.
Matriz prática: os alunos serão divididos em 4 grupos, num total de 120h
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
CLARK, G et al. 1997. Cochlear implantation for infants and children. San Diego
HULL, R 2001. Aural Rehabilitation Serving Children and Adults. 4ª Ed, San Diego
KATZ, J 2009. Handbook of Clinical Audiology. 6ª Ed, Philadelphia
MUELLER, H et al. 1992. Probe Microphone Measurements, Hearing Aid selection and assessment. San Diego
POLLACK, M 1980. Amplification for the Hearing Impaired. 2ª Ed, New York
RODRIGUEZ, M 2002. Implantes Cocleares. Barcelona, Masson
SANDLIN, R 2000. Textbook of Hearing Aid Amplification. San Diego
SCHNUPP, J et al. 2011. Auditory neuroscience: making sense of sound. 1º Ed, Cambridges
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VALENTE, M et al, 2000, Audiology Treatment, New York