Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A abordagem científica dos conteúdos programáticos propostos integra a conjugação de métodos de ensino e de aprendizagem
diversificados, incluindo: i) exposição, análise, discussão e reflexão crítica de artigos científicos; ii) recolha, sistematização e apresentação de informação sobre resiliência e saúde; iii) apreciação e debate de filmes, conferências e outros elementos implicados no domínio da resiliência humana; iv) discussão e reflexão sobre situações problemáticas suscitadas por questões do quotidiano, implicadas no desenvolvimento da resiliência e saúde em contexto escolar.
Os e as estudantes podem optar por avaliação contínua, sendo-lhes solicitado um teste escrito com consulta (50%) e um trabalho de grupo a apresentar em sala de aula (50%); ou por exame, através da realização de uma prova escrita (100%).
Resultados de Aprendizagem
Compreender o conceito de saúde.
Distinguir as dimensões do constructo de resiliência.
Reconhecer modelos e teorias referentes ao construto de resiliência aplicado a crianças, jovens e pessoas adultas, bem como competências e atitudes de vida salutogénicas que lhes estão associados.
Avaliar processos de adaptação resiliente perante as adversidades ao longo do ciclo vital do ser humano.
Promover a reflexão e o debate sobre assuntos relevantes que afetam a resiliência e a saúde de vários intervenientes na vida escolar, à luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável 3, 4, 5 e 10 .
Elaborar materiais didáticos de resiliência e saúde para o 1º e 2º ciclo do ensino básico.
Programa
Evolução cultural e científica da saúde e seus paradigmas.
Modelos e teorias sobre resiliência e conceitos afins, sua concepção e avaliação.
Adversidade como parte integrante da vida quotidiana do ser humano.
Abordagem da resiliência, saúde humana subjectiva, pessoal e interpessoal.
Mecanismos de adaptação resiliente de vários intervenientes em contexto escolar.
Elaboração de materiais didáticos sobre resiliência e saúde para o 1º e 2º ciclo do ensino básico.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Teste escrito com consulta - 50.0%
- - trabalho de grupo a apresentar em sala de aula - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Anaut, M. (2005). A resiliência: ultrapassar os traumatismos. Lisboa: Climepsi Editores.
Damásio, A. (2010). O livro da Consciência: a construção do cérebro consciente. Temas e Debates – círculo de leitores;
Frias, A. & Albuquerque, A.M. (2019). Espreitar a Resiliência Estrutural: De um frente-a-frente com Rutter até à Educação. Revista OMNIA, 9(1), abril, 5-15.
Ralha-Simões, H. (2017). Resiliência e Desenvolvimento Pessoal: Novas Ideias para Compreender a Adversidade. Lisboa: Papa-Letras.