Resistência dos Materiais II

Mecânica Aplicada e Resistência dos Materiais I

Nas aulas Teórico-Práticas usa-se o método expositivo e inquisitivo. Durante a explicação dos assuntos teóricos os alunos procedem à resolução de exercícios. Nas aulas Tutoriais exploram-se competências de aprendizagem individual e o trabalho em equipa através do esclarecimento de dúvidas teóricas e acompanhamento dos diversos trabalhos.

Objectivos:

Fornecer os fundamentos do comportamento mecânico de sólidos deformáveis. Estudar o comportamento dos sólidos quando estão sujeitos a diferentes estados de carregamento, interpretando e calculando as tensões e deformações específicas produzidas pelas cargas. Deduzir fórmulas e equações que permitam prever o comportamento mecânico dos materiais. Fornecer metodologias de análise de tensões e deformações em peças lineares sujeitas a esforço axial e de flexão. Desenvolver os conceitos fundamentais de dimensionamento e verificação da segurança de estruturas sujeitas a diversos esforços.

Competências:

1. Competências transversais;

– capacidade de decisão;
           – capacidade de expressão e de comunicação
           – capacidade de assegurar qualidade

2. Competências genéricas
         – capacidade de apreensão, análise e síntese
         – capacidade de resolução de problemas
         – capacidade de aplicação de conhecimentos e adaptação a novas situações
         – capacidade de realização de trabalho autónomo e em grupo
         – desenvolvimento de autonomia na aprendizagem
         – capacidade de prever e emitir juízos
     3. Competências específicas
        – saber bases teóricas e práticas que fundamentam o projecto de estruturas

1 – Deformações por flexão em estruturas estaticamente determinadas.

2 – Flexão desviada e flexão composta.

3 – Torção uniforme.

4 – Esforço transverso.

5 – Fenómenos de instabilidade; Encurvadura e flexão lateral-torção.

Frey, F. (1994). Analyse des strucutres et millieux continus – Statique appliqué. Traité de Génie Civil de l’École polytechnique fédérale de Lausanne, Vol. 1, Presses polytechniques et universitaires romandes.

Frey, F. (1994). Analyse des strucutres et millieux continus – Mécanique des structures. Traité de Génie Civil de l’École polytechnique fédérale de Lausanne, Vol. 2, Presses polytechniques et universitaires romandes.

Branco, CAGM (1985). Mecânica dos materiais. Fundação calouste Gulbenkian.

Beer, FP; Johnston Jr. ER. (1989). Resistência dos materiais. McGraw-Hill.

Popov E. (1999). Engineering mechanics of solids. Prentice Hall.

Massonet C; Cescotto S. (1994). Mécanique des matériaux. Biblioteque des Universités – Genie Civil, De Boeck-Wesmael.

Dias da Silva V. (1999). Mecânica e resistência dos materiais. Zuari – edição de livros técnicos Lda.