Riscos Naturais e Planeamento

NA

Os conteúdos programáticos serão tratados utilizando-se duas metodologias complementares: interpretação, análise e exposição dos conteúdos lecionados pelo docente e sua discussão com os alunos; resolução de casos práticos.

No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:

a)       Conhecer os riscos naturais, causas, efeitos no território, infraestruturas e equipamentos.

b)       Compreender os efeitos da ocupação antrópica, problemas de ordenamento e planeamento.

c)       Aplicar medidas preventivas e de controlo dos efeitos das ocorrências naturais mais prováveis no contexto português: cheias, deslizamentos, sismos e medidas de mitigação.

d)       Analisar a preservação, conservação e regeneração dos recursos naturais para o desenvolvimento de estilo de vida saudável, proteção de pessoas e planeta, potenciando a co-construção de organizações, comunidades e cidades justas e sustentáveis.

1. Ambiente e mudanças climáticas

2. Ocupação antrópica, problemas de ordenamento e planeamento. Identificação de riscos naturais e geológicos, causas, medidas de prevenção, medidas de mitigação:

a. Sismos

b. Vulcões

c. Zonas de vertente – movimentos de massa

d. Cheias

e. Zonas costeiras

f. Recursos naturais

3. Desafios globais e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS):

a. Conceito histórico de desenvolvimento sustentável

b. Valores e princípios éticos

c. O que são os ODS – escala e âmbito

d. Implementação e monitorização

4. Cidades Sustentáveis: as agendas internacionais e nacional; smart cities, as cidades do futuro.

a. Turismo Sustentável

b. Sustentabilidade alimentar e da Terra (regeneração de ecossistemas agrícolas)

c. Saúde e Bem estar

d. Mobilidade Sustentável

e. Economia local

Avaliação por exame
  • - Trabalho escrito individual - 20.0%
  • - Prova escrita individual - 80.0%
Avaliação por frequência
  • - Trabalho escrito individual - 20.0%
  • - 2 Provas escritas individuais - 80.0%

Autoridade Nacional de Proteção Civil (2016). Cidades resilientes em Portugal.

Autoridade Nacional de Proteção Civil (2016). Gestão do risco de inundação – documento de apoio a boas práticas. Plataforma nacional para a redução do risco de catástrofes. Lisboa.

Dickson, E. et al. (2012). Urban risk assessments: an approach for understanding disaster and climate risk in cities. The World Bank.

Fernandes, M. (2011). Mecânica dos Solos – Introdução à Engenharia Geotécnica. FEUP Edições.

Madureira, H. (2006). Na procura de formas urbanas sustentáveis: a necessidade de contextualização geográfica in Eixo Atlantico. Revista da Eurorregiao Galicia-Norte de Portugal, no 10, Xullo-Decembro.

Nações Unidas (2012). Como construir cidades mais resilientes – Um Guia para Gestores Públicos Locais. UNISDR. Geneva.

Paro, Roberta (2011). Cidades sustentáveis: alguns enfoques e fatores críticos. Centro de Desenvolvimento da Sustentabilidade na Construção. Fundação Dom Cabral

Ponte da Silva, G. (2008). Forma urbana e sustentabilidade, in Prospectiva e Planeamento, vol. 15. Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais do Ministério da Economia

Vallejo, L. (2004). Ingeniería Geológica. Pearson Educación – Prentice Hall. Madrid. Spain