Silvicultura e Operações Florestais

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplica

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos para aquisição das competências descritas dividem-se em dois módulos de aprendizagem: Módulo 1 – Caracterização das intervenções produtivas silvícolas, e dos sistemas silvícolas aplicados nos povoamentos florestais. Módulo 2 – Caracterização das máquinas, equipamentos, vantagens e limitações na sua utilização nas operações florestais.

 Os conteúdos a lecionar dividem-se em dois níveis de capacidades, a primeira que se refere à identificação e caracterização dos tipos de povoamentos florestais; e a segunda que se refere às intervenções e prescrições a utilizar em cada um dos diferentes tipos de povoamentos florestais, consoante os objetivos de gestão. Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta na organização dos conteúdos a ministrar estruturados em aulas teórico-práticas e em trabalho de campo.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos da unidade curricular traduzem-se na aquisição de quatro competências fundamentais: 1. Possui conhecimentos que lhe permitem caracterizar os sistemas florestais naturais, seminaturais e artificiais pela sua composição, estrutura e dinâmica de evolução, reconhecendo a sua multifuncionalidade; 2. Relaciona os aspetos relativos à ecofisiologia, à produtividade da estação e à silvicultura praticada, como fator determinante da gestão sustentável dos sistemas florestais; 3. Sabe identificar os condicionalismos do meio físico inerentes a: (1) instrumentos de ordenamento, planeamento e gestão; (2) restrições de utilidade pública; (3) características da estação e o seu efeito na definição de objetivos e na utilização de máquinas e equipamentos nas operações florestais; 4. Conhece as máquinas e os equipamentos utilizados nas operações florestais.

Programa

Os conteúdos programáticos para aquisição das competências descritas dividem-se em dois módulos de aprendizagem: Módulo 1 – Caracterização das intervenções produtivas silvícolas, e dos sistemas silvícolas aplicados nos povoamentos florestais. Módulo 2 – Caracterização das máquinas, equipamentos, vantagens e limitações à sua utilização nas operações florestais.

Os conteúdos a lecionar dividem-se em dois níveis de capacidades, a primeira que se refere à identificação e caracterização dos tipos de povoamentos florestais; e a segunda que se refere às intervenções e prescrições a utilizar em cada um dos diferentes tipos de povoamentos florestais, consoante os objetivos de gestão. Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas, o processo de ensino aprendizagem assenta na organização dos conteúdos a ministrar estruturados em aulas teórico-práticas e em trabalho de campo.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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Correia, A.V., Oliveira, C.Â. Principais espécies florestais com interesse para Portugal : zonas de influência atlântica. Lisboa : Direcção-Geral das Florestas, Estudos e Informação, n.º 322. 14 p., 2003.
Direcção-Geral das Florestas. Manual de boas práticas florestais. DGF, Lisboa. 2002.
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Fernandez, M.; Millan, R.; Angulo, A.M.; Lombao, A. Preparación del terreno para la repoblación forestal. SILVANUS. 63 pp. 1997.
Louro, G., Marques, H., Salinas, F. Elementos de apoio à elaboração de projectos florestais 2.ª edição. Lisboa : Direcção-Geral das Florestas. Estudos e Informação, n.º 321. 125 p., 2002.
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Monteiro A.A., Pereira S.J. e A.V. Correia. Silvicultura. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. 592 p. 2012.
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