Sistemas Agroflorestais

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de sistemas florestais de ecologia e de sistemas de informação geográfica

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino terão como base a realização de aulas de carácter teórico-prático em que os alunos deverão utilizar exercícios em alguns casos com uso de computador.
A avaliação inclui questões teóricas e questões práticas. Nas questões práticas os alunos deverão ser capazes de colocar em prática os conhecimentos adquiridos de forma a poderem tomar decisões na gestão dos sistemas agroflorestais. Será ainda realizada uma sessão prática no campo destinada a avaliar o trabalho de descortiçamento e silvicultura realizado em sobreiros na mata do Campus da ESAC/IPC.

Resultados de Aprendizagem

No final da UC o aluno deverá:

Conhecer e classificar os sistemas agroflorestais em Portugal e no Mundo

Conhecer as diferentes produções não-lenhosas associadas à floresta em Portugal 

Dominar os conceitos e as técnicas relacionados com a gestão e a exploração do arvoredo e das pastagens no sistema montado.

Integrar os aspectos ligados à gestão do arvoredo com os aspectos associados à gestão do pastoreio numa perspectiva de sustentabilidade dos recursos associados.

Conhece os aspectos relacionados com o pastoreio da vegetação espontânea, assim como os princípios básicos da nutrição animal.

Programa

A realidade e as potencialidades dos sistemas agroflorestais em Portugal e no mundo.

O design e as formas de avaliação de sistemas praticados em zonas mediterrânicas.

O design e as formas de avaliação de sistemas praticados em zonas tropicais e subtropicais.

As características técnicas das diferentes produções florestais não-lenhosas, frutos, resina, cortiça

A relação entre os diferentes sistemas agro-florestais e as regiões da carta ecológica de Portugal 

As caracteriísticas técnicas e legais do sistema Montado, ao nível da silvicultura, exploração, produção de cortiça e ordenamento

A constituição e as formas elementares de valorização dos alimentos utilizados pelos animais que integram SA-F;

Os sistemas digestivos das principais espécies pecuárias e o tipo de alimentos que preferencialmente utilizam;

Os mecanismos fisiológicos e as características agronómicas que sustentam a adaptabilidade das espécies pratenses a diferentes diferentes condições ambientais;

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

• MACDICKEN, K., VERGARA, N., 1990. Agroforestry: classification and management. John Wiley & Sons, Inc., New York.
• MORENO MARCOS, G., OBRADOR, J., GARCIA, E. , CUBERA, E., MONTERO, M.,PULIDO, F., DUPRAZ, C., 2007. Driving competitive and facilitative interactions in oak dehesas through management practices. Agroforestry Systems 70 (1): 25-40.
• NAIR, R., 1993. An Introduction to Agroforestry. Kluwer Academic Publishers, Dordrecht.
• PALMA, J.H.N., 2006. Integrated assessment of silvoarable agroforestry at landscape scale. PhD Tesis, Wageningen University.
• D.G.FLORESTAS, 1998. Plano de Desenvolvimento Sustentável da Floresta Portuguesa. MADRP, Lisboa.
• LOPES, J. 2000. Gestão Florestal Sustentável. Estudo de Aplicação de Indicadores de Sustentabilidade numa Área Florestal do Concelho de Mortágua. Universidade de  Coimbra, Faculdade de Letras, Instituto de Estudos Geográficos, Coimbra.