Sistemas de Informação Geográfica

Não se aplica.

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta em aulas teórico-práticas em que o professor transmite conceitos teóricos, seguidos de aplicação prática por parte do aluno de exercícios propostos pelo professor;

Conhecer os princípios básicos de funcionamento de um equipamento informático e dos aspetos fundamentais para um Sistema de Informação Geográfica.
Desenvolver capacidades para utilizar ferramentas informáticas, para processamento de dados e cálculo, e processamento de imagens, bem como de apresentação de resultados.
Desenvolver capacidades de análise de dados, e representação gráfica.
Conhecer os princípios de utilização dos sistemas de informação geográfica.
Conhecer os conceitos de necessários à georeferenciação de dados e à produção de cartografia digital.
Integrar e analisa informação obtida a partir de diferentes fontes num Sistema de Informação Geográfica.
Utiliza imagens de deteção remota no âmbito da produção cartográfica.
Produzir cartografia temática de forma eficiente e conseguir disponibilizar essa informação on-line.

• Aplicações: sistemas operativos; opções “live”; conjuntos de escritório, SIG proprietário e “open source”.
  • Tratamento e edição de imagem. Registo, processamento de dados e representação gráfica de dados.
  • Constituição de um Sistema de Informação Geográfica (SIG), importância e função dos diferentes componentes.
  • Princípios básicos de utilização de software SIG e utilização de software SIG para edição, integração de dados e produção de informação.
  • Operações de análise espacial, distância, custo, sobreposições de camadas e operações lógicas e matemáticas.
  • Operações de análise 3D, modelos digitais de terreno, altitude, exposição, declive, bacia de visibilidade. Integração dos processos de análise referidos anteriormente num problema mais complexo com produção de cartografia temática e disponibilização de resultados.
  • Utilização de SIG’s “on-line”

• Amaral, P (2006). O essencial sobre…O Computador. Porto Editora (9789720451224)
  • Cosme, A. (2012) Projeto em Sistemas de Informação Geográfica. Lidel, Lisboa. DeMers, M. (2005) Fundamentals of Geograhpic Information Systems. 3rd Edition, Wiley & Sons, United States.
  • Fonseca, A; Fernandes, J. (2004) Detecção Remota. Lidel, Lisboa Janert, PK (2010). Gnuplot in action: understanding data with graphs, Manning.
  • Machado, J. A. R. (2000). A Emergência dos Sistemas de Informação Geográfica na Análise e Organização do Espaço. Fundação Calouste Gulbenkian.
  • Marques, PC (2011). Exercícios de Excel 2010. FCA – Editora Informática (9789727226788
  • Matos, João. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica – 6ª Edição, Lidel, Lisboa Manuais e tutoriais do software ArcGIS e QGIS. Oakland, JS (2003). Statistical Process Control, 5th ed., Butterworth Heinemann