Sistemas de Informação II

Conhecimentos de Base Recomendados

Não estão definidas quaisquer precedências relativamente a outras disciplinas e nem são especificados conhecimentos base recomendados.

Métodos de Ensino

As aulas serão lecionadas em regime teórico-prático e a metodologia de ensino incluirá diversos métodos pedagógicos, respetivamente o método expositivo, demonstrativo e o da aprendizagem baseada em projetos.

O método expositivo será utilizado para a apresentação dos conceitos e principais conteúdos da unidade curricular. O docente organiza e expõe oralmente os conteúdos, estruturando o raciocínio e o resultado a obter. Esta exposição será feita com suporte a diapositivos, os quais serão posteriormente disponibilizados aos alunos. Esta exposição será complementada com algumas referências disponibilizadas.

O método demonstrativo será utilizado para exemplificar algumas aplicações de conceitos e de diversos tipos de diagramas da linguagem de modelação UML. Com base no enunciado de diversas folhas práticas disponibilizadas, o professor partilha o seu saber-fazer e demonstra e auxilia os alunos na sua execução, para que estes efetuem com sucesso o que aí é solicitado, por vezes em papel e também em computador, em particular, modelando sistemas de informação com variados tipos de diagramas UML através da ferramenta Visual Paradigm.

O método da aprendizagem baseada em projetos (ABP) será utilizado para a construção de conhecimento por intermédio de um trabalho longo e contínuo de estudo, cujo propósito é atender a um desafio/problema que consiste resumidamente em escolher uma organização, que será analisada e usada para aplicar conceitos e técnicas apreendidas na teoria e na especificação de requisitos de um software de um sistema de informação proposto para essa organização.

Resultados de Aprendizagem

Os principais objetivos de aprendizagem (AO) que se pretendem alcançar são os seguintes:

  • OA1 – Conhecer boas práticas associadas à análise e à especificação de requisitos de software
  • OA2 – Compreender os princípios da linguagem de modelação UML
  • OA3 – Entender e ser capaz de utilizar na prática os diagramas estruturais UML mais usuais
  • OA4 – Entender e ser capaz de utilizar na prática os diagramas comportamentais UML mais usuais
  • OA5 – Sensibilizar para o enquadramento proposto pela norma internacional ISO/IEC 12207 aos processos de desenvolvimento de um produto de software e à sua respetiva terminologia
  • OA6 – Saber aplicar num projeto prático alguns dos principais conceitos e abordagens apreendidos nas aulas

As principais competências (C) que se pretendem desenvolver são as seguintes:

  • C01 – Capacidade em converter requisitos de negócio de uma organização em requisitos de um sistema de informação
  • C02 – Habilidade para fazer elicitação de requisitos de software
  • C03 – Habilidade para fazer análise de requisitos de software
  • C04 – Habilidade para fazer especificação de requisitos de software 
  • C05 – Habilidade para fazer validação de requisitos de software
  • C06 – Competência em criar modelos estruturais de sistemas de informação adequados às necessidades do negócio
  • C07 – Competência em criar modelos comportamentais de sistemas de informação adequados às necessidades do negócio

Programa

A. Processos no desenvolvimento dum sistema de informação segundo a norma ISO 12207

1. Os processos primários
2. Os processos de suporte
3. Os processos organizacionais

B. Análise e especificação de requisitos de software

1. Introdução
2. Descrição geral
3. Características do sistema
4. Requisitos de interface externo
5. Requisitos não funcionais
6. Outros requisitos

C. Linguagem de modelação UML (Unified Modeling Language)

1. Introdução
2. Abstrações de modelação
3. Conceitos usados
4. Diagramas utilizados

  • Diagramas de Casos de Uso
  • Diagramas de Pacotes
  • Diagramas de Atividades
  • Diagramas de Estados
  • Diagramas de Classes
  • Diagramas de Interação

           ► Diagramas de sequência
           ► Diagramas de comunicação
           ► Diagramas de visão geral de interação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia principal

  • Booch, G., Rumbaugh, J., & Jacobson, I. (2006). UML: Guia do Usuário (4a). Elsevier Editora.
  • Borges, J., Cunha, J. e Dias, T. (2015). Modelação de Dados em UML: Editora FCA
  • International Organization for Standardization and International Electrotechnical Commission (1995). ISO-IEC 12207 Standard – Software Life Cycle Processes, Joint Technical Committee 
  • Kimmel, P. (2005). Uml Demystified. McGraw Hill. https://doi.org/10.1036/007226182X
  • Koç, H., Erdoğan, A. M., Barjakly, Y., & Peker, S. (2021). UML diagrams in software engineering research: A systematic literature review. Proceedings, 74(1), 13.
  • Mauro, N. e O´Neil, H. (2004). Fundamental de UML: Editora FCA
  • O´Neil, H., Mauro, N. e Ramos, P. (2010). Exercícios de UML: Editora FCA

Bibliografia complementar

  • Amaral, L., Varajão, J. (2000). Planeamento de Sistemas de Informação: FCA Editora de Informática
  • Belfo, Fernando. (2012). Especificação de Requisitos de Software. Provas Públicas para Avaliação das Competências Pedagógicas e Técnico-Científicas. Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. Coimbra.
  • Bocij, P., Greasley, A. e Hickie, S. (2008). Business Information Systems: Technology, Development and Management: Pearson Education
  • Cook, D. e Dupaix, L. (1999). A Gentle Introduction to software Engineering: Computer Resources Support Improvement Program
  • Kroenke, D. (1989). Management Information Systems: McGraw-Hill International Editions
  • Larman, C. (2005). Applying, UML and Patterns: An Introduction to Object-Oriented Analysis and Design and Iterative Development. New Jersey: Persion Eduction.
  • Layzell, P. e Loucopoulos, P. (1989). System Analysis and development: Chartell-Bratt (Publishing and Training) Ldt. Bromley, U.K.
  • Lucas, H. (1984). The analysis, design and implementation of information systems: McGraw-Hill Book Company
  • McLeod, Jr. (1994). Information Systems Concepts: MacMillen Publishing Company
  • Wideman, R. (2003). Software development and linearity: ICF AI Press